Meio Bit » Arquivo » Games » Jogos para PC passam a lucrar mais do que os para consoles

Jogos para PC passam a lucrar mais do que os para consoles

Analista revela que lucro dos games para PCs ultrapassou os de consoles de mesa: MOBAs como LoL e Dota 2 seriam os principais responsáveis.

10 anos atrás

league-of-legends

Houve um tempo em que os games para consoles mordiam a maior parte do lucro da indústria, o que motivava desenvolvedores a perseguir as plataformas como objetivos principais de suas carreiras. Só que o panorama mudou. Em entrevista ao site PCR o analista David Cole, fundador e CEO da DFC Intelligence, uma empresa de análise focada em entretenimento digital disse que a receita global dos games para computadores já ultrapassou os de plataformas caseiras.

De uma forma simples, grande parte dos consumidores de hoje vê um videogame como um item de luxo e restrito a poucas funções, como jogos e execução de mídia. Já um computador é uma ferramenta essencial para todo mundo, e por um acaso é capaz de rodar games. Ao invés de investir uma boa quantidade de dinheiro em um sistema novo muitos preferem manter seus PCs como sua estação principal tanto para trabalho como para games. E mais, donos de consoles também jogam nos computadores.

O motivo da explosão do PC como plataforma de games é o esperado: MOBAs como League of Legends e Dota 2 dominam o mercado e eles se monetizam muito bem, oferecendo itens que o jogador pode adquirir. Ainda há uma grande participação de games FPS, MMOs e jogos de estratégia, mas os MOBAs são os campeões de audiência. É compreensível, visto que muita gente está tentando entrar na festa, da Blizzard à Zynga, passando pela maluquice de um MOBA de The King of Fighters.

Ainda assim Cole acredita que outros gêneros poderão despontar entre os mais jogados, embora que os três mais recentes a entrar na lista do primeiro trimestre não possuem versões para consoles de mesa: DayZ, Rust e Hearthstone: Heroes of Warcraft. Para o analista a chegada da oitava geração poderá dar mais gás aos consoles e ajudar a equilibrar os lucros com os games de PC, embora seja mais prático jogar no PC desde que ele dê suporte aos games, e MOBAs em geral não exigem muito poder gráfico.

Fonte: PCR.

relacionados


Comentários