Meio Bit » Games » Valve, Dota 2 e a batalha contra os smurfs

Valve, Dota 2 e a batalha contra os smurfs

Segundo a Valve, 90 mil conta foram banidas do Dota 2 por praticarem smurfing, mais um capítulo numa batalha que parece longe do fim

33 semanas atrás

Quando uma pessoa inicia uma partida em um jogo multiplayer como o Dota 2, uma das últimas coisas que ela espera é se deparar com um smurf. Porém, essa é uma praga que tem afetado o MOBA e a nos últimos dias a Valve demonstrou estar dedicada a acabar com ela.

Dota 2

Crédito: Divulgação/Valve

Mas antes que você pense que este autor está louco ou escrevendo sob o efeito de drogas, vale a pena explicar o que significa o termo smurf nos games e de onde ele surgiu. Tudo começou com o Warcraft II: Tides of Darkness, quando dois jogadores muitos habilidosos passaram a ter dificuldade em encontrar adversários.

Naquela época, o jogo não contava com um sistema que nos colocasse para disputar partidas aleatoriamente contra outras pessoas e assim, esses encontros precisavam acontecer “manualmente”.

O problema é que não demorou para que Geoff “Shlongor” Frazier e Greg “Warp” Boyko conquistassem uma certa fama entre aqueles que se dedicavam ao jogo de estratégia da Blizzard e quase sempre, quando alguém se deparava com a dupla, preferia fugir do confronto.

Com dificuldade para encontrar oponentes, Shlongor e Warp tiveram uma ideia que hoje pode parecer um tanto óbvia: criar contas secundárias para não serem identificados. Os jogadores então escolheram os nomes PapaSmurf e Smurfette, dando origem ao termo que até hoje é associado às contas alternativas usadas por muita gente.

Mas apesar daquela tática ter surgido de uma quase necessidade, ela não é bem-vista por muitas pessoas. Hoje os jogos costumam colocar jogadores com níveis parecidos para se enfrentarem e para aqueles que estão começando, pode ser extremamente frustrante se deparar com alguém com um vasto conhecimento do título. Além disso, há ainda aqueles que se valem de contas secundárias apenas para infernizar a vida dos outros, seja xingando, seja tendo um comportamento tóxico.

Dota 2

Crédito: Divulgação/Valve

Pensando nisso, a Valve decidiu combater diretamente a prática de smurfing no seu MOBA e através de um comunicado feito na sexta-feira passada (01/9), anunciou ter banido 90 mil contas classificadas como smurf.

Tal iniciativa deve ter incomodado muitos jogadores que se valiam dessa brecha para, segundo os criadores do Dota 2, “abandonar partidas, trapacear, praticar antijogo ou agir de forma tóxica livre de consequências,” principalmente porque a punição não deverá se limitar à conta secundária.

De acordo com a Valve, eles conseguiram rastrear a conta principal dos smurfs e a partir de agora, quem tiver uma conta associada a essa prática poderá sofrer diversas penalidades, incluindo banimento permanente.

“O Dota 2 é um jogo que triunfa quando todos os competidores estão em pé de igualdade,” diz a nota. “A qualidade dos participantes da partida determina a qualidade dela. Estamos empenhados em garantir que as suas partidas sejam as melhores possíveis, o que é incompatível com contas smurfs.”

A desenvolvedora também aproveitou para reforçar que os jogadores podem e devem denunciar qualquer suspeita de comportamento inadequado durante as partidas e que assim poderá aprimorar os esforços anti-smurf.

Crédito: Divulgação/Valve

Confesso que quando se trata de pessoas sendo estúpidas durante partidas multiplayer, tenho poucas esperanças de que um dia esse problema seja resolvido. Isso vale para aqueles que utilizam trapaças para ter alguma vantagem, para os que consideram divertido ofender os outros ou mesmo para quem só deseja surrar um novato.

Olhando como alguém que já se deparou com várias dessas situações ou que já ouviu os mais absurdos relatos, a sensação é de que essa é uma briga de gato e rato, com as empresas investindo milhões para combater os arruaceiros e estes parecendo incansáveis em seus patéticos propósitos de vida.

Por outro lado, sei que para as pessoas que cuidam das porções online dos jogos, essa é uma batalha que eles não podem desistir, sob o risco de perder jogadores e consequentemente, dinheiro.

No caso do smurfing, é preciso reconhecer que para muitas pessoas, essa não necessariamente é uma prática tão nociva. Para elas, a criação de contas secundárias é uma maneira de jogadores mais experientes jogarem com amigos que estão começando ou mesmo de testar novas táticas e/ou personagens.

No entanto, se pensarmos como alguém que está só agora se aventurando por um jogo como o Dota 2, certamente seria extremamente frustrante cair numa partida contra um jogador bastante experiente. Essa é uma situação que pode afastar para sempre alguém que poderia se tornar um fã e por isso não acho errado a empresa se posicionar contra os “trapaceiros”.

Se a Valve terá êxito em expulsar os smurfs do Dota 2, particularmente não tenho muito otimismo em relação a isso, mas o tempo poderá mostrar que eu estava errado. De qualquer forma, como o título do comunicado feito pela empresa deixa claro, essas contas não são bem-vindas no MOBA e por isso deveremos ver essa guerra se estendendo por muito tempo, infelizmente.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários