Meio Bit » Games » Seis anos depois, o MOBA Gigantic renasce

Seis anos depois, o MOBA Gigantic renasce

Gigantic foi um MOBA lançado como free-to-play e que seis anos após fracassar, está preto de retorno, dessa vez com novos conteúdos e custando US$ 20

22/02/2024 às 8:56

Se um estúdio se dedica a criar um jogo essencialmente multiplayer, sabe que conquistar uma boa base de jogadores é fundamental para o sucesso. Mas e quando o público não vem ou simplesmente não se mantêm? Até quando a desenvolvedora deve continuar apostando no projeto? Pois um jogo chamado Gigantic passou por isso e em breve terá uma nova chance. A dúvida é: será que dessa vez ele dará certo?

Gigantic: Rampage Edition

Crédito: Divulgação/Abstraction Games

Desenvolvido pela Motiga e com o seu período beta iniciado em 2015, Gigantic era um MOBA que iniciou sua vida no Steam e recebeu uma versão para o Xbox One, em 2017. Porém, nem todo o esforço dos criadores foi suficiente para fazer com que ele caísse no gosto do público e um ano depois, chegou o fatídico anúncio que teria seus servidores desligados.

Aquele parecia ser apenas mais um caso de jogo free-to-play que fracassou, mas em outubro de 2023 veio o primeiro indício de que a situação poderia mudar. Através do Reddit, algumas pessoas revelaram ter recebido um convite para participar de um evento onde o jogo poderia ser aproveitado novamente por um tempo limitado.

A desconfiança foi de que aquele era um teste para um eventual retorno e agora sabemos que isso realmente acontecerá. Rebatizado como Gigantic: Rampage Edition e publicado pela Gearbox Publishing, o jogo trará diversas mudanças para tentar salvá-lo.

Com essa nova etapa de desenvolvimento ficando sob a responsabilidade da Abstraction Games, a principal alteração será no modelo de monetização. Sai a distribuição gratuita — totalmente escorada nas microtransações — e entra a venda tradicional, com cada cópia custando US$ 20.

Segundo a editora, dessa vez todo o conteúdo disponibilizado para o jogo poderá ser desbloqueado com a moeda obtida enquanto jogamos e outra novidade interessante é que, além da versão para PC, essa nova incurssão do MOBA também aparecerá no PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series S|X.

Abaixo você confere as mudanças anunciadas para o Gigantic: Rampage Edition:

  • Jogabilidade melhorada – Mergulhe em emocionantes batalhas em mapas atualizados, novos heróis como Roland e Kajir e o Rush Mode para ação em ritmo acelerado.
  • Customização – Personalize seu herói com equipamentos, skins e opções de progressão, tornando cada experiência verdadeiramente sua.
  • Partidas entre plataformas – Junte-se a amigos em consoles e PC para épicas partidas multiplayer, quebrando as barreiras das plataformas.
  • Suporte pós-lançamento – Aproveite atualizações gratuitas, incluindo um Modo Ranqueado e novas skins para os heróis, garantindo um contínuo entusiasmo e engajamento.

“É uma honra ajudar o Gigantic a ter um retorno incrível,” disse Bart Vossen, game designer sênior na Abstraction Games. “Com a Rampage Edition, sabíamos desde o início que queríamos fazer com que tudo o que os fãs adoravam no Gigantic fosse maior, melhor e até mais acessível a todos os jogadores. Mal podemos esperar que os jogadores mergulhem nele e vejam todo o novo conteúdo e melhorias que tornam essa a edição definitiva.”

Gigantic: Rampage Edition

Crédito: Divulgação/Abstraction Games

Ou seja, segundo as pessoas envolvidas neste relançamento, não estamos falando de apenas reativar os servidores e incluir algumas firulas para tentar atrair o público. Esses profissionais parecem realmente dedicados a reviver um jogo que, embora tenha conseguido algum sucesso no início, sofreu uma morte triste e solitária.

De acordo com o site SteamDB, o Gigantic teve seu pico de jogadores logo nos primeiros dias, quando registrou 8.303 pessoas jogando simultaneamente. Porém, cerca de seis meses depois, o número de jogadores simultâneos despencou para apenas 200 e ali já podíamos perceber que o título não teria muito futuro.

O que fico me perguntando é se, tantos anos após aquele fracasso e com os MOBAs estando longe de representar a febre de outrora, será que esse retorno vingará? Contudo, um ponto que poderá ajudar essa nova investida é a desistência das microtransações. Ultimamente temos visto vários jogos de grande porte recorrendo a esse modelo, mesmo nos cobrando o valor cheio e se um título chega às lojas custando menos de um terço de um lançamento e sem querer continuar cavando nossos bolsos, esse detalho pode acabar sendo um atrativo.

Gigantic: Rampage Edition

Crédito: Divulgação/Abstraction Games

Por tudo isso, será interessante ver como esse Gigantic: Rampage Edition se sairá, com a aposta no público dos consoles podendo fazer com que mais pessoas lhe deem uma chance. Talvez por lá a sua mecânica se destaque, com as equipes formadas por cinco pessoas se enfrentando num jogo de tiro em terceira pessoa, todos tentando derrubar o guardião adversário.

E caso tenha ficado curioso sobre as empresas envolvidas neste retorno, sabia que a Gearbox Publishing era conhecida como Perfect World Entertainment, editora que publicou originalmente o Gigantic e que hoje pertence ao Embracer Group. Já o Abstraction Games é um estúdio situado na Holanda e que por muito tempo vem prestando apoio a outros desenvolvedores. No seu portifólio temos a colaboração em projetos como a Halo: The Master Chief Collection e a Mass Effect: Legendary Edition.

Vamos aguardar para ver como essa nova versão se sairá, mas por enquanto, os interessados poderão se inscrever para participar de um novo período beta, que será realizado a partir de 22 de fevereiro. Se tudo der certo, o lançamento do Gigantic: Rampage Edition acontecerá no próximo 9 de abril.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários