Ronaldo Gogoni 9 anos atrás
O Google sabe muito bem que liberdade é uma faca de dois legumes. Pelo fato do Android ser um sistema muito mais flexível em comparação ao iOS ele naturalmente é o alvo principal de hackers, crackers e mal intencionados em geral. Avaliações anteriores já haviam apontado que quase a totalidade dos aparelhos já foram infectados por algum tipo de malware ou programa malicioso. Para conter a farra dos pilantras Mountain View vai disponibilizar mais uma camada de segurança ao sistema, que vai verificar os apps periodicamente.
Funciona assim: hoje, quando a opção "Verificar Aplicativos" está ativa nas configurações de Segurança o smartphone só realiza uma checagem de apps vindos de fontes de terceiros e somente no ato de instalação, não realizando qualquer outra verificação posterior. Se ele detectar qualquer coisa estranha ele bloqueia o .apk. O que acontece é que programas podem receber atualizações maliciosas após a instalação, o que acaba por driblar o recurso. Essa estratégia foi empregada num teste que obteve êxito ao instalar um app com malware no iOS.
A partir de agora o recurso vai escanear TODOS os aplicativos antes da instalação - inclusive os vindos da Play Store - durante a instalação, e vai periodicamente realizar uma varredura em todos os apps para verificar se tudo está bem. Essa verificação é invisível ao usuário e só o notificará se ele detectar algo suspeito. De acordo com a engenheira de segurança para o Android Rich Cannings, a expectativa é que poucas pessoas vejam esses alertas, mas alguns ainda os verão graças a essa nova funcionalidade, já que malwares são uma constante no sistema.
Considerando a situação Casa de Irene que o Android é na questão segurança, o Google até que demorou bastante para implementar essa nova funcionalidade. De qualquer forma é mais uma camada de segurança que pode tornar o sistema mais seguro.
Fonte: Android.