Meio Bit » Arquivo » Telecom » Índia: sua ligação não é muito importante para nós.

Índia: sua ligação não é muito importante para nós.

Nos Anos 80 Brasil e Índia tinham muitas semelhanças. Hoje os indianos mandam sondas pra Marte com sucesso, mas uma parte dessa semelhança ainda persiste. É o caso de um sistema de reclamações da Polícia de Nova Déli, que NINGUÉM acessou em 8 anos, deixando as mensagens se empilharem. Motivo? Perderam a senha.

10 anos atrás

mohinder

Uma vez, muito tempo atrás conheci uma empresa com um servidor Novell rodando uma versão completamente desatualizada do sistema operacional. Apontei que era um problema, mas não havia solução. O “técnico” que havia instalado o servidor brigou com o dono da empresa, foi embora e levou a senha de Admin. Todo mundo só tinha acesso em nível usuário.

Sim, era uma situação ridícula, mas acontece com mais frequência do que você imagina. “Sobrinhos” adoram trocar a senha de roteadores e não dar para o dono do equipamento, com desculpa de “assim não mexem e estragam sem-querer”.

Agora veio à luz um causo que demonstra de forma quase didática como uma atitude displicente em relação à área de TI pode ser terrível. Ao menos para a população de Nova Déli.

A CVC — Central Vigilance Comission, uma espécie de órgão fiscalizador do governo montou um sistema de reclamações e contatos para a população. Cada reclamação é associada a um processo, e repassada para o órgão competente, se bem que competente não é bem o termo aqui. Uma auditoria descobriu que a polícia de Nova Déli tinha nada menos que 667 reclamações acumuladas, sem nenhuma resposta.

Fuçando mais, descobriram que o backend do portal nunca havia sido acessado pela polícia. Desde a criação do sistema. Em 2006!

A explicação? Ninguém havia sido treinado, ninguém havia se interessado no sistema, perderam a senha do backend e em OITO ANOS todo mundo que havia reclamado da polícia era sumariamente ignorado.

Chamaram dois policiais, deram um treinamento de 1 h e… pronto. As reclamações passaram a ser respondidas, as engrenagens voltaram (ok, começaram) a girar e todos estão felizes. Por todos entenda os burocratas, não as pessoas que esperaram 8 anos por uma resposta.

A lição é que não basta prover as ferramentas, é preciso verificar se estão sendo utilizados. Isso vale pra portais de reclamação E para backups. O elemento humano é SEMPRE o principal ponto de falha em qualquer organização, e quem duvidar, eu apresento o estagiário que fazia os backups diários toda sexta-feira, transformando uma dor de cabeça de um rollback de 24 h em um pesadelo de uma semana de trabalho perdida. Eu pedi a cabeça. Não deram.

Fonte: IE.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários