Meio Bit » Arquivo » Ciência » SciCast 018 – Mulheres (Parte 2) com Caroline Freire e Natália Dörr

SciCast 018 – Mulheres (Parte 2) com Caroline Freire e Natália Dörr

No episódio especial desta semana do podcast sobre ciência mais divertido da internet brasileira (rá), Silmar, Jorge, Ronaldo e Matheus (equipe #SciCast) – aliados a Biomédica Caroline Freire (@ComplexaBel) e a Bióloga Natália Dörr (Crônica das Moscas e @NataliaDorr) – em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (antecipado) entram em terreno minado, destruindo preconceitos e demonstrando que as mulheres são sempre fortes, pero sin perder la ternura jamás. E hoje tem leitura de e-mails com a BEL®, a divertidíssima e espirituosa IA do #SciCast.

10 anos atrás

SciCast_BIG_MBit

O #SciCast especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher entra em terreno minado, destruindo preconceitos e demonstrando que as mulheres são sempre fortes, pero sin perder la ternura jamás.  Com o novo milênio assistindo a uma mudança significativa de atitude e pensamentos da sociedade sobre igualdade e emancipação das mulheres, com mais mulheres nas salas de reuniões, uma maior igualdade de direitos legislativos e um aumento da massa crítica de visibilidade das mulheres como modelos em diferentes aspectos da vida, pode-se pensar que as mulheres ganharam a verdadeira igualdade.

O fato lamentável é que as mulheres ainda não são pagas igualmente comparando com seus colegas do sexo masculino, ainda não estão presentes em números iguais no mundo da ciência, nos negócios ou na política. A educação das mulheres no mundo todo é pior, a saúde é mais precária e a violência contra elas é mais frequente.

No entanto, grandes melhorias foram feitas. Nós temos mulheres astronautas e presidentes. Na imensa maioria dos lugares, as meninas podem frequentar a escola e são bem-vindas na universidade. As mulheres podem trabalhar e ter uma família e agora elas têm poder real de fazer suas próprias escolhas.

Enquanto a questão evolui para o diálogo e as conquistas avançam em muitos países, situações desesperadoras se perpetuam em todo o mundo: estupros coletivos, apedrejamentos e meninas impedidas de estudar são só alguns exemplos mais gritantes. Em muitos países a questão das mulheres é assunto político. Em nações que seguem a sharia (a lei islâmica), a mulher de fato tem menos direitos que o homem. Na Arábia Saudita por exemplo, que é um paraíso para turistas e um dos países mais ricos do mundo, as mulheres são impedidas de dirigir. Curiosamente, ao longo dos séculos a sharia sempre concedeu mais direitos às mulheres do que outras sociedades. Somente a partir do século XIX a situação começou a mudar.

Nos últimos anos, o dia internacional da mulher deixou de ser um lembrete sobre os aspectos negativos e passou a ser uma celebração dos positivos. A sociedade ainda tenta chegar ao denominador comum que iguale homens e mulheres como pessoas iguais, sem esquecer as diferenças que os complementam e nos enriquecem como indivíduos. Há muito a ser debatido e o avanço só pode acontecer com homens e mulheres de mãos dadas.

Esta edição teve a participação especial da Bióloga Natália Dörr (Crônica das Moscas e @NataliaDorr) e da Biomédica Caroline Freire (@ComplexaBel), além da equipe tradicional do podcast: Silmar, Jorge, Ronaldo e Matheus (equipe #SciCast).

Visite o hotsite do SciCast para fazer o download e ler outras informações relacionadas.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários