Ricardo Fraga 9 anos atrás
A compra do WhatsApp pelo Facebook na última semana, pela bagatela de US$ 19 bilhões, mexeu e remexeu com o mercado dos IMs (não considero esse tipo de app como rede social). O resultado mais imediato foi o #mimimi sem fim, nas redes sociais, de pessoas alegando que deixariam o comunicador por não confiarem o conteúdo de suas mensagens ao Markinho.
O segundo caso e, talvez, o mais impressionante, foi a adoção em massa, pelos usuários do WhatsApp, do Telegram, um serviço que existe há muito tempo, mas que era praticamente desconhecido no Brasil. O ponto alto da debandada ocorreu entre a noite de sexta e a tarde de sábado, quando o novo brinquedo do Markinho saiu do ar e deixou centenas de milhões de usuários enfurecidos.
Em uma ação ousada no sentido de conter a migração dos usuários do WhatsApp para o Telegram, o Viber anunciou, nesta terça-feira, que liberará ligações gratuitas para todo e qualquer telefone fixo no Brasil através do Viber Out.
De acordo com Luiz Felipe Barros, diretor do Viber no Brasil, a ação já estava programada, mas foi antecipada pelas recentes notícias envolvendo o WhatsApp. “A gente quer ultrapassar o WhatsApp no mundo inteiro e seremos muito agressivos para isso”, afirmou Barros.
Inicialmente, a promoção tem validade de duas semanas, mas poderá ser prorrogada semanalmente, desde que a adesão por parte dos usuários seja significativa. Para isso, a empresa empresa espera que o volume de mensagens de texto tenha um crescimento de 25% por semana, liberando, assim, mais uma semana de ligações para telefones fixos inteiramente di grátis.
Crescimento no número de downloads do Viber na App Store no Brasil
De acordo com o executivo do Viber no Brasil, o aplicativo ocupada a 60ª posição entre os apps mais baixados da App Store antes do anúncio da venda do WhatsApp ao Facebook. Uma vez consumado o anúncio, o app subiu para a 24ª posição. No sábado, quando o zap zap capotou e deixou os usuários malucos, ainda segundo o Viber, o aplicativo subiu para o 2ª colocação entre os aplicativos de mensagem da lojinha da Apple. Hoje, ele ocuparia, segundo Barros, a 4ª colocação entre os IMs, ficando à frente do WhatsApp, que ocupa a 5ª colocação.
O que nao ficou claro, para mim, é se os usuários terão que adicionar um crédito mínimo ao Viber Out, mesmo com as ligações sendo gratuitas. Para fazer a chamada gratuita, basta acessar qualquer contato e tocar no número do telefone fixo, ou, ainda, utilizar a opção do teclado e inserir o número no formado DDD+número. A jogada do Viber é extremamente interessante, principalmente ao amarrar a prorrogação da promoção ao aumento da troca de mensagens de texto. Se dará certo, somente saberemos daqui duas semanas. 😉
Na tarde desta segunda-feira (10/03), o Viber anunciou, no Twitter, que a promoção foi prorrogada por mais uma semana. De acordo com a empresa, durante as duas primeiras semanas, o aumento no número de mensagens de texto ultrapassou os 25% pretendidos. No total, segundo o Viber, 6,5 milhões de ligações gratuitas foram feitas nas semanas englobadas pela promoção, totalizando 25 milhões de minutos em chamadas.
Para que a promoção perdure para além do dia 17, basta que haja um novo acréscimo no volume de mensagens de texto.