Ronaldo Gogoni 9 anos atrás
Outro dia, outro ataque hacker, mais usuários tendo seus dados acessados. A vítima da vez foi o Kickstarter, o site de financiamentos de projetos online que tem bombado nos últimos anos, graças a iniciativas de profissionais de diversas áreas que lançam suas ideias em busca do apoio financeiro do público.
É claro que um site que movimenta tanta grana (foram US$ 480 milhões só em 2013) atrai a cobiça de picaretas, e na última quarta-feira o Kickstarter descobriu que hackers conseguiram acessar seu banco de dados e comprometer informações pessoais de um número de usuários não revelado. E pior, a informação da brecha não veio da própria equipe do site mas da polícia, que informou o Kickstarter. A falha foi corrigida, um pouco tarde eu diria.
Segundo o site dados financeiros como números de cartões de créditos não foram acessados, porém outras informações como nomes de usuário, endereços físicos e de e-mail, números de telefone foram comprometidos. As senhas também foram acessadas, e apesar de estarem encriptadas o Kickstarter recomenda a substituição das mesmas, já que um hacker poderia quebrar a segurança delas "em um dia ou dois".
O presidente do Kickstarter Yancey Strickler pediu desculpas a todos os usuários e se comprometeu a reforças a segurança do site. Eu até diria para tomarem cuidado com o que compartilhar na net mas a verdade é que qualquer serviço é um alvo e quanto mais atenção receber, mais suscetível a ataques ele será. Portanto a única coisa que dá para dizer é: não compartilhem tudo sobre vocês na rede, apenas o necessário.
Fonte: Kickstarter via CNet.