Meio Bit » Arquivo » Internet » Facebook dá uma de Microsoft: app Paper não é o único do iOS com esse nome

Facebook dá uma de Microsoft: app Paper não é o único do iOS com esse nome

Facebook imitando a Microsoft: app Paper para iPhone possui o mesmo nome do Paper da FiftyThree, app de desenho para iPad eleito pela Apple o melhor de 2012

10 anos atrás

paper-facebook

O Facebook lançou ontem para o Paper, um app por enquanto exclusivo de iPhone cujo objetivo é melhorar a experiência de uso mobile da rede do Zuck e por table facilitar o acesso a feeds de notícias, tal como o Flipboard faz há séculos. A vantagem entretanto é que a experiência de uso parece boa, a aplicação é cheia de gestos novos que o concorrente não permite, que tem como vantagem o fato de que ele foi desenhado para tablets, assumindo o formato de revista eletrônica e foi bem adaptado para smartphones.

Entretanto o Facebook não fez o dever de casa nem ao menos viu o que está acontecendo com a Microsoft, que se enbananou toda com o nome de sua solução de armazenamento em nuvem SkyDrive: a empresa perdeu um processo para a Sky, mudou de nome para OneDrive e agora é alvo da One.com, que possui um serviço semelhante chamado Cloud Drive.

No caso, a empresa FiftyThree já possui um app para iOS chamado Paper, que foi inclusive eleito App do Ano em 2012. Ele é um dos apps de desenho mais famosos da plataforma, desenvolvido por ex-funcionários da Microsoft que eram encarregados do antigo Projeto Courier, um livro-PC portátil que foi atropelado pelo lançamento do iPad em 2010, quando foi cancelado.

[vimeo 37254322]

Não demorou muito e o CEO da FiftyThree Georg Petschnigg publicou no blog do Paper que a empresa não gostou nada da atitude do Facebook, dizendo que "um app sobre histórias não deveria começar sua trajetória se apoiando nas histórias de outros", e que deveria utilizar o esforço empreendido no desenvolvimento na busca por um nome próprio. E pelo tom da mensagem é bem provável que isso culmine em processo.

Ele tem razão. O Paper original já é uma marca estabelecida há tempos, que mantém a identidade até com um acessório dedicado, uma stylus chamada... Pencil. A divulgação do app Paper do Facebook chegou inclusive a causar confusão, com veículos pensando que a empresa do Zuck havia adquirido a FiftyThree.

Embora o app do Facebook seja interessante, ter copiado o nome de uma aplicação consagrada de terceiros não é o melhor movimento, sem contar que ele é bem parecido com o Flipboard. Fica a impressão que Zuck correu tanto para dar uma nova cara à sua rede social no mobile (ambiente que por sinal ele odeia) que ele se esqueceu de orientar o departamento de marketing a fazer uma simples consulta no iTunes.

Fonte: PA.

relacionados


Comentários