Carlos Cardoso 11 anos atrás
O Flipboard é a aplicação-vitrine do iPad. Eu aposto o Macbook Air* que o MeioBit dará de bônus para seus autores que a Apple paga uma boa grana para mantê-lo restrito ao mundo iOS. É o primeiro agregador que conseguiu unificar Twitter, Facebook, Flickr, Instagram e GReader sem transformar o tablet em uma penteadeira de dama que troca favores por dinheiro.
* imaginário
Por muito tempo foi cobrada uma versão para iPhone, mas sempre ficou a dúvida: Como a interface funcionaria em uma tela pequena? Não ficaria tudo apertado demais? A usabilidade do Flipboard, a facilidade descompromissada de folhear listas de Twitter e todo tipo de post ficaria comprometida?
Agora que a aplicação foi lançada e já está disponível no iTunes, podemos descobrir!
O pacote de instalação tem pífios 8,7MB, o Flipboard segue a Escola µTorrent de Programação Otimizada, portanto o download pode levar no máximo algumas horas, dependendo de sua operadora brasileira de 3G.
Assim que o programa é aberto podemos logar com a Conta do Flipboard, recurso recente da versão do iPad. É uma excelente pedida, pois traz e mantém sincronizadas as suas seleções de canais e listas. A tela inicial traz as histórias principais de sua “revista”:
Ao contrário da versão iPad, aqui a mudança de página é feita verticalmente. Também não há opção de formatação horizontal, você só pode ler o Flipboard com o iPhone de pé.
A mudança de tela é tão suave quanto no iPad, mantendo o efeito de dobra de página –só que, no caso, vertical. Estranho mas coerente.
Agora o bicho pega: Como ficarão os “canais” individuais? Apertados? Zoneados? O conteúdo multimídia aparecerá?
Nas páginas as mensagens com imagens aparecem reduzidas, como mostrado na primeira tela. Se você clicar na foto, ela se amplia para toda a tela do iPhone, sobrepondo o texto. Com o gesto universal de ampliar foto (aquela dupla-beliscada pra fora) as informações textuais somem e a imagem é ampliada.
Vídeos são mostrados como thumbnails. Se você selecionar play é chamado o player-padrão do iOS, jogando o vídeo para tela cheia. Faz sentido, dado o tamanho já reduzido da tela do iPhone. Note na imagem acima que o vídeo foi “curtido” no Facebook. É possível fazer esse tipo de interação sem sair do Flipboard, ele é todo integrado com redes sociais.
Twits individuais aparecem listados com informações de data e retwets. Dá para favoritar sem sair da listagem principal. A tela da direita acima é de um Twit em uma lista, contendo um link. No link foi identificada (pelo Flipboard) uma imagem e um título. Esse tipo de twit ganha mais destaque, automaticamente.
Você pode comentar twits (basicamente um reply) ou enviar qualquer post do flipboard para Twitter ou Facebook. O Love e comentários do Instagram também funcionam. Flickr, mesma coisa. O Flipboard é bem mais que um visualizador passivo.
.A parte chata de consumir conteúdo de redes sociais no iPhone sempre foi a formatação. A fragmentação entre as redes faz com que tenhamos uma penca de aplicações, cada uma com uma cara, um jeito, uma interface. O Flipboard anula brilhantemente esse problema, a menos que você seja um heavy user que explore todos os recursos imagináveis da rede.
Agora a melhor notícia de todas: O Flipboard para iPhone é DE GRAÇA, na faixa!