Carlos Cardoso 9 anos atrás
Há barreiras que o Homem não deve ultrapassar. Talvez a mais importante seja dar a nossos servos eletrônicos um gosto da liberdade e dos prazeres experimentados por nós. E foi isso que um grupo de irresponsáveis da Universidade Autônoma de Barcelona fez.
Certo, eles já construíram uma Chopeira Android, e estão de parabéns por isso, mas um acerto não compensa o erro de criarem um robô capaz de identificar tipos de cerveja.
Com 21 eletrodos e inteligência artificial, o equipamento criado por Manuel Del Valle Zafra determina com 81,9% de precisão se a cerveja é Schwarzbier, lager, double malt, Pilsen, Alsatian ou sem álcool, que aliás contém álcool. Essa tecnologia pode ser usada em fábricas e laboratórios, estações de controle de qualidade, bares e vários outros lugares. Ele imagina, demonstrando que nunca assistiu um episódio de Futurama, que o equipamento poderia ser usado no futuro para dar a robôs sentido de paladar.
NÃO! Já não basta termos que dividir álcool com nossos carros? Um futuro onde robôs aprendam a gostar de cerveja será desastroso.
A pesquisa foi descrita no paper de título Voltammetric Electronic Tongue for the Qualitative Analysis of Beers (Xavier Cetó; Juan Manuel Gutiérrez; Aitor Mimendia; Francisco Céspedes; Manel Del Valle).