Carlos Cardoso 9 anos atrás
Foi com muita tristeza que vi o Yahoo matar o IntoNow, um excelente e simpático app social para compartilhar hábitos televisivos. Só que pensando mais um pouco, percebi que uso o programa desde sempre, compartilho em redes sociais e não passei de 162 amigos em minha rede.
Pesquisando descobri que a maioria das pessoas acha um saco apps que compartilham hábitos musicais televisivos e cinemáticos. Estão pouco se lixando se o Dori ganhou um adesivo por assistir Glee, ou se é o 5º episódio seguido de Grey's Anatomy que o Nick emenda.
A tecnologia soundprint do IntoNow era bem legal, você deixava que o iPad ou iPhone escutasse um trecho do filme, ele identificava e tuitava. Mas convenhamos, é só uma facilidade. Os apps de Segunda Tela vem com mais recursos. Os específicos trazem vídeos, salas de chat, imagens, informações extras sobre os personagens, tudo sincronizado com o que está passando na TV. Ou seja, você precisa fazer e futucar nisso tudo no exato momento em que está tentando assistir um episódio de sua série favorita.
O próprio GetGlue, que era referência na área, foi vendido, mudou de nome para TVTag e abriu mão de vários recursos. Em um mercado de empresas avaliadas em bilhões, de 2007 a 2013 o GetGlue só conseguiu captar US$ 25 milhões de investimento, valores menores que os do Meio Bit (a margem de erro é de US$ 25 milhões).
Essas startups estão descobrindo que a idéia de Segunda Tela e compartilhamento social é legal, tão legal que as pessoas fizeram isso sem apps específicos. Usam as redes sociais existentes. Em épocas de final de novela, BBB, jogo de futebol, Twitter, Facebook, WhatsApp e similares ficam um inferno de mensagens sobre o programa da vez.
O pessoal fazia o checkin no GetGlue, pegava o maldito adesivo virtual e corria pro Twitter para falar do especial do Dr Who.
O conceito de segunda tela é excelente, mas não adianta enfiar 54.323 funcionalidades, quando tudo que as pessoas queriam era interagir com os amigos. Pensando bem, não faz sentido você desviar a atenção da TV pra ler 5 parágrafos sobre as cuecas do Nick Fury. Quando você voltar pra TV, a cena já terá passado.
Talvez um app dedicado consiga quebrar esse paradigma e gerenciar tempo/atenção do espectador, mas por enquanto isso ainda não aconteceu. O que é uma pena, eu adorava o IntoNow.
Fonte: GO.