Meio Bit » Arquivo » Mobile » Olho na Estrada: app da Samsung impede que você utilize o smartphone ao volante

Olho na Estrada: app da Samsung impede que você utilize o smartphone ao volante

Samsung testa app em Singapura que impede motoristas de acessarem o smartphone enquanto dirigem, como forma de combates acidentes por distração

10 anos atrás

homer-multitasking

Uma verdade que muita gente não gosta de admitir é que celulares e trânsito são uma mistura perigosa. Se os aparelhos simples já causaram um aumento no número de acidentes, muitos com vítimas fatais, nos últimos anos sua digievolução para smartphones piorou a situação exponencialmente. Queremos sempre resolver tudo ao mesmo tempo, falar, mandar mensagem, checar o Facebook, WhatsApp, tirar fotos... tudo enquanto dirigimos.

Montadoras e fabricantes de smartphones estão oferecendo soluções para reduzir o número de acidentes e salvar vidas, já que as campanhas de educação no trânsito não são suficientes. A Honda já estuda um sistema a ser implementado tanto em carros quanto em smartphones, beneficiando motorista e transeuntes. Já a Samsung lançou um app chamado Eyes On The Road a princípio apenas em Singapura, que previne que o motorista abuse do smartphone enquanto estiver na estrada.

Funciona da seguinte forma: o app utiliza o GPS para determinar o movimento do veículo. Ao detectar que ele está se descolando acima de 20 km/h ele entra em Safe Mode e bloqueia chamadas, SMS e silencia alertas de redes sociais, ao mesmo tempo que responde com mensagens automáticas informando que o dono está dirigindo a quem tentar entrar em contato com ele. Ele se desativa automaticamente dez minutos após detectar a parada do veículo ou pode ser desligado manualmente. E como a Samsung não é boba ela seguiu a cartilha da gamificação, o app possui conquistas que podem ser compartilhadas nas redes sociais; uma forma inteligente de manter o interesse por parte do motorista.

A Samsung está estudando os resultados em Singapura de modo a automatizar a função em seus smartphones (muito provavelmente na intenção de incluí-lo como app padrão em sua linha) em parceria com a agência de publicidade local CHEIL. A ilha não foi escolhida por acaso, 8 em cada 10 motoristas do país admitem que usam o smartphones enquanto dirigem, mantendo uma mão apenas no volante.

Ainda não há previsão de quando esse app estará disponível para todos, mas é o tipo de coisa extremamente útil e que salva vidas, portanto quanto mais rápido ele chegar melhor. Fiquem com o vídeo (detalhe, a música não poderia ser mais adequada):

Fonte: VB.

relacionados


Comentários