Meio Bit » Arquivo » Games » Quando um mod vale mais do que uma graduação

Quando um mod vale mais do que uma graduação

Para fundador da Valve, é mais fácil prever o sucesso de possíveis contratados que criaram modificações para games do que aqueles que apenas se formaram na faculdade. Você concorda?

10 anos atrás

gmod

Todo mundo que gosta de games já ouviu alguma história de algum jogador que conseguiu emprego em um grande estúdio após criar uma modificação que se destacou e quem se mostrou favorável a esta prática foi Gabe Newell, o grande nome por trás da Valve.

Ao ser questionado sobre o costume de contratar pessoas que criaram este tipo de conteúdo, o executivo disse porque prefere esses profissionais a aqueles que conseguiram seus conhecimentos apenas através do curso de alguma faculdade.

Bem, o credenciamento tradicional não possui muito valor preditivo para sabermos se as pessoas serão bem sucedidas. Uma das coisas que você precisa ter para conseguir sucesso no nosso negócio é ser responsivo às reações que as pessoas tem. Você pode dar a dez pessoas o mesmo conjunto de tópicos e apenas uma delas seguirá em uma direção produtiva, então o fato de alguém ser capaz de construir algo, o disponibilizar e não desistir, lidando com as muitas opiniões que recebe, filtrando-as de uma maneira útil e produtiva e ainda interagindo é o centro do design de produto e desenvolvimento no nosso mundo. Então, quando você vê alguém que já fez isso, especialmente se ninguém o ensinou ou o liderou, é um bom sinal de que ele será bem sucedido.

Eu não serei estúpido aqui a ponto de dizer que a experiência acadêmica é inútil e que aqueles que a viveram simplesmente jogaram tempo fora, mas também não discordarei de Newell, simplesmente porque acho que o conhecimento prático é tão importante quanto o teórico e no caso da criação de games, talvez isso seja ainda mais evidente.

No fim das contas, a criatividade necessária para se contar uma boa história ou propor uma mecânica inovadora depende de muitos fatores, desde aquilo que aprendemos numa sala de aula até as experiências de vida que temos e penso também que a opinião de Gabe Newell ajuda a reforçar uma coisa que há bastante tempo tenho observado, que é a importância dos mods para a indústria.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários