Meio Bit » Arquivo » Hardware » CES 2014: Qualcomm apresenta Snapdragon 802, novo SoC voltado para TVs e set-top boxes

CES 2014: Qualcomm apresenta Snapdragon 802, novo SoC voltado para TVs e set-top boxes

Qualcomm anuncia na CES 2014 sucessor do Snapdragon 800, porém voltado para transmissão 4K em TVs e set-top boxes

10 anos atrás

qualcomm-snapdragon

A Qualcomm revelou durante a CES 2014 o sucessor de seu best-seller Snapdragon 800, o SoC preferido pelos fabricantes para equipar seus smartphones topo de linha. Entretanto a empresa direcionou o Snapdragon 802 não para smartphones ou tablets mas para Smart TVs, set-top boxes e players de mídia digital.

Faz sentido. O foco da feira neste ano são as TVs, mais precisamente conteúdo em 4K. Até a Polaroid entrou na brincadeira com uma TV de 50 polegadas 4K por mil dólares. O YouTube já faz streaming em 4K, o Netflix anunciou que disponibilizará o formato neste ano. TVs e set-top boxes precisam de processadores mais potentes que deem conta desse aumento de banda e qualidade de imagem.

O novo System-on-Chip da Qualcomm integra um processador Krait quad-core com core de 1,8 GHz e GPU Adreno 330. Ele possui um núcleo dedicado a processamento de sinal digital (DSP) de baixo consumo e suporte a Wi-Fi 802.11ac. O SoC é tão poderoso que é capaz de processar QUATRO canais 4K ao mesmo tempo, portanto em teoria você poderia assistir Netflix, Youtube, jogar online e realizar uma videoconferência simultaneamente. Enquanto seria inviável exibir todos em modo PiP, a ideia da Qualcomm é habilitar até três canais de streaming para outros devices como smartphones e tablets.

Claro, o problema ainda é o conteúdo que virtualmente não existe, mas a Qualcomm pensou nisso também: o Snapdragon 802 é compatível com a tecnologia Hollywood Quality Video (ou HQV), que faz upscaling para 4K com o mínimo de perdas. E para completar o software AllJoyn vai habilitar a função de interoperabilidade entre a TV/set-top box e outros dispositivos da casa, os tornando compatíveis com a Internet das Coisas.

Segundo a Qualcomm, os fabricantes terão acesso ao Snapdragon 802 ainda neste início do ano e os primeiros produtos poderão dar as caras durante o verão do hemisfério norte, entre março e junho.

Fonte: Mashable.

relacionados


Comentários