Ronaldo Gogoni 9 anos atrás
A HP bem que tentou, mas não deu sorte com o WebOS. A empresa adquiriu o sistema ao comprar a Palm e inseriu em seus produtos, principalmente o HP Touchpad, aquele tablet que proporcionou 49 divertidos dias em 2011, que foi a duração de seu ciclo de vida (só não ganhou do Microsoft Kin, que viveu por 48 dias). A HP então anunciou a abertura do código para estimular os compradores a desenvolverem para o sistema, apenas para o Open WebOS não ser compatível com o Touchpad.
No fim das contas a HP jogou a toalha, vendeu o WebOS para a LG e voltou a abraçar o Android. A gigante coreana viu no sistema a possibilidade de dar um upgrade no sistema operacional de suas TVs, e agora às portas da CES 2014 ela revelou seus planos: 70% da linha de televisores que serão lançados neste ano virão com o WebOS.
Nosso velho amigo @evleaks já havia vazado como a interface se comportaria nas TVs da LG, e ele chama a atenção pela disposição em cartões aos invés de ícones, e a empresa reforça que o sistema proporciona três vantagens principais: "Simple Connection" garante uma configuração simplificada, orientada por um avatar chamado Bean Bird que aparecerá assim que o televisor for ligado pela primeira vez. "Simple Switching" é relativa à operação simplificada através da nova interface e "Simple Discovery" trata das capacidades de controle por gestos e voz e a capacidade de retornar conteúdo específico de acordo com o uso, seja pela Dashboard ou pela loja de apps dedicada, o que remete novamente à polêmica levantada pela descoberta que suas Smart TVs coletam dados do usuário sem permissão.
Apesar de estar disponível para degustação na CES, o primeiro modelo com WebOS será primeiramente lançado na Coreia do Sul e depois nos Estados Unidos e Europa, e só então chegarão aos demais países.
Fonte: LG (em coreano).