Meio Bit » Arquivo » Ciência » Extraordinário: chip da nVidia que apareceu em plantação não é obra de aliens

Extraordinário: chip da nVidia que apareceu em plantação não é obra de aliens

Essa foi deliciosa: numa plantação na beira de uma estrada da Califórnia surgiu uma marcação misteriosa, naquele bom e velho esquema de Círculos em Plantações, que foram criados por desocupados no começo dos Anos 80. Ufeiros morderam a isca, imprensa mordeu a isca e logo todo mundo (ao menos localmente) falava da tal Mensagem Alienígena. Os autores da mensagem? Pra desespero do Giorgio Tsoukalos, a nVidia.

10 anos atrás

marketing

Nos anos 70 dois desocupados estavam no bar, lembrando de um caso de um fazendeiro australiano que achou um círculo de plantas achatadas em uma plantação, inventou uma história de disco voador, que a mídia local prontamente comprou, afinal “um redemoinho achatou um milharal” não dá manchete.

Os tais desocupados de Wiltshire, Inglaterra, Doug Bower e Dave Chorley fizeram um esboço, usaram tábuas, cordas e Guiness (como combustível) e em algumas horas criaram o primeiro círculo de plantas moderno. No dia seguinte a imprensa apareceu, e como sempre a coisa saiu de proporções, com os ufeiros imediatamente dizendo que os círculos eram "tão precisos" que humanos não conseguiriam construi-los. Humanos sóbrios, talvez.

Logo um monte de desocupados mundo afora começou a fazer desenhos mais e mais complexos em plantações, para alegria dos ufeiros e desespero do Carl Sagan. Não adiantou nem os dois patetas confessarem em 1991 a autoria, assim como os Homens de Preto, os círculos em plantações são uma pegadinha que fugiu de controle.

O tempo passa e em 29 de dezembro de 2013 em uma plantação na Chualar Canyon Road, na Califórnia, “surge” uma misteriosa e inexplicável e CERTAMENTE ALIENÍGENA marcação em uma plantação. Quer dizer, ao menos é o que imaginam os ufeiros, como o site (não ria) “UFOs on Earth - Objective Research”.

123013-crop-circle-thumbnail

Como você já deve ter visto no título, era uma ação da nVidia, como revelou o Techcrunch. Vários internautas desconfiaram que a imagem parecia muito com uma GPU da empresa, já os ufeiros viajavam imaginando algo no mínimo equivalente à mensagem de Contato, sem a parte de Hitler. Espero.

Em termos de marketing foi excelente. Uma busca por mysterious crop circle Chualar Canyon retorna no Google 17 mil resultados, muitos deles de sites de notícias. Quem criou a ação sabe que esse tipo de bobagem é suculenta para emissoras de TV e jornais, então os ufeiros que replicaram a coisa são só massa de manobra.

Normalmente eu acho feio usar a ingenuidade das pessoas para fins de marketing, ainda mais por ser uma estratégia nem um pouco original.

Angel_skeleton

Só que no caso usaram para proveito próprio a ingenuidade da imprensa, que só quer saber de audiência, sem se preocupar mais em apurar fatos, e principalmente mostraram os ufeiros fazendo papel de bobo. É uma boa lição, pois não dá para ser defensor de ciência, ceticismo, pensamento racional se a sua religião ordena que qualquer lanterna jogada pro alto se torne uma nave alienígena. Ufeiros utilizam a Navalha Enferrujada de Occam, que determina que qualquer mistério terá como solução a explicação mais complicada estapafúrdia, improvável e exagerada, e na dúvida, foram os aliens. Em resumo, ufeiros são o FEMEN do SETI.

Leia também:

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários