Emanuel Laguna 9 anos atrás
Hirokazu Hamamura, presidente do grupo Enterbrain, diretor da editora Kadokawa e ex-editor chefe da conceituada revista Famitsu, pessoalmente acredita que a Nintendo não conseguiu em 2013 conciliar o 3DS e o Wii U.
Em entrevista ao jornal japonês Mainichi Shinbun sobre o mercado local de games com a iminente chegada do PS4 (já em fevereiro) e a ascensão dos smartphones com grandes lançamentos como Dragon Quest VIII, Hamamura disse o seguinte:
“Associar o crescimento dos smartphones/tablets ao fracasso do Wii U é difícil pois, há dois anos, o Nintendo 3DS foi considerado um fracasso e, em seguida, se recuperou.
Tem sido um tanto óbvio que ambos os atuais consoles Nintendo estão a concorrer entre si pela preferência do consumidor.
O Wii U poderia ter melhor sorte se jogos matadores fossem lançados pela Nintendo com freqüência maior que no portátil, este já consolidado.
Desenvolver jogos exclusivos relevantes para ambas as plataformas simultaneamente é um enorme desafio bastante difícil de facto, mesmo para uma Nintendo.” — Hirokazu Hamamura
Embora o portátil esteja indo muito bem tanto no Japão quanto no restante do mundo, o Nintendo Wii U aparenta ter sido morto em 2013 mesmo tendo vendido razoavelmente bem no final do ano. Hamamura acredita que o console da Nintendo poderia usar o lançamento japonês do PS4 ao seu favor e evitar virar um Gamecube na 8ª geração.
Na opinião do tio Laguna, a Nintendo deveria ter esclarecido desde o começo que o Nintendo Wii U não se resume ao GamePad: acredito que muita gente ainda hoje ache que o Wii U é algum tipo de acessório do velho Wii. Outro detalhe é que a Nintendo ainda mantém a venda do velho Wii em alguns mercados mesmo o Nintendo Wii U podendo rodar bem, em teoria, todos os jogos do console antecessor.
No caso do Japão, a produção do velho Wii está prestes a ser encerrada, enquanto alguns países no ocidente convivem não só com o velho console como também com o Wii Mini, modelo de baixo custo do velho Wii.
Ao menos no quesito jogos, a Nintendo já matou o velho Wii há uns dois anos: o ano de 2013 da Nintendo no “moribundo” Wii U foi marcado pelo belo Super Mario 3D World, que conseguiu bater The Last of Us na preferência de sites como Eurogamer.
Se a Nintendo japonesa quiser bater o PlayStation 4, seria interessante o Wii U ter mais jogos do nível de qualidade do Mario só que ainda mais voltados ao público japonês: surpreendentemente o Super Mario 3D World teve o pior desempenho em vendas entre todos os jogos tridimensionais da franquia num lançamento japonês.
XBox One? O velho XBox 360 já era irrelevante no Japão, talvez a Microsoft nem tenha games japoneses o suficiente para lançar o novo console ainda em 2014 por lá.