Carlos Cardoso 9 anos atrás
Os Desocupados da Internet e Tias Que Dão Forward Em Qualquer Lixo são criaturas sem nenhuma memória, então todo ano repassam as mesmas mensagens idiotas. Nunca se lembram que Marte NÃO ficou do “tamanho da Lua” e sequer percebem que há algo errado em todo ano ser a maior proximidade com a Terra em 20 mil anos.
Dentre as bobagens espaciais preferidas dessa gente está a Superlua, fenômeno corriqueiro que ganhou esse nome idiota graças a astrólogos, desesperados por atenção, com medo das pessoas perceberem que suas crenças da idade do bronze não fazem sentido, e seus mapas sequer se encaixam com as constelações de verdade cof precessão cof.
O nome correto é… Lua Cheia (ou Nova) de Perigeu, e se resume a uma Lua no momento em que ela está mais próxima da Terra. A diferença de tamanho é mínima, mesmo nos casos em que a Lua esteve bem mais próxima, você não tem como perceber pois… não há ponto de comparação. Veja por exemplo uma “superlua” de 2011 comparada com uma Lua normal:
As alegações que você vai ouvir provavelmente amanhã são as de sempre. Blabla superlua causa desastres, blabla tsnuamis, blabla perigeu. Só tem um PEQUENO problema: a massa da Lua não varia. Ela é a mesma, não importa a fase. Uma Lua Nova no perigeu exerce precisamente a MESMA atração gravitacional que uma Lua Cheia no perigeu.
As variações ocorrem quando o Sol se alinha com a Lua, gerando marés maiores. Vários centímetros maiores, em alguns casos. Veja este gráfico, cortesia do NOAA:
Em resumo: dia 1º de janeiro não vai acontecer nada de especial, a “superlua” vai gerar um aumento de maré insignificante comparado com o normal e os jornais vão perder tempo falando do incrível e inédito fenômeno que só em 2014 acontecerá 5 vezes. Imagine quando descobrirem que o campo magnético do Sol acaba de terminar o processo de inversão, reiniciando um processo de 11 anos…