Ronaldo Gogoni 9 anos atrás
Vamos admitir uma coisa aqui: a língua ainda é um grande empecilho para muita gente. Pode parecer estranho, mas quando entrei no curso de Análise de Sistemas, onde o entendimento de inglês ao menos instrumental é obrigatório, haviam alunos que simplesmente não sabiam nada do idioma. Transfira isso para o cenário cotidiano e você terá uma boa ideia do que acontece por aqui.
É por isso que cursos online gratuitos como os oferecidos pelo Duolingo (aquele projeto do pai do CAPTCHA Luis von Ahn que pretende traduzir toda a web e que lançou uma incubadora de idiomas) são tão legais. A bem da verdade ele não é simplesmente um curso de idiomas, mas um jogo que recompensa o aluno com prêmios após cada etapa cumprida. Ele permite o acesso aos cursos tanto pelo site quanto pelos apps para iOS e Android. E hoje a versão para dispositivos Apple recebeu uma grande atualização, introduzindo dois novos recursos: o Treinador de Idiomas e a loja online.
O primeiro recurso transforma o Duo, a corujinha que é o mascote no Duolingo num personal trailer, que literalmente vai fazer o aluno por o cérebro para funcionar em ritmo acelerado: vocÊ define um tempo para dedicar aos estudos e ele garantirá que o prazo seja cumprido, sem choro.
Já a loja online... bem, é uma loja, mas diferente de outros apps a proposta do Duolingo é ser completamente gratuito e sem propaganda. Com isso ele introduz o bitcoin uma moeda virtual própria chamada lingot: já que é um jogo que ensina línguas, cada "achievement" conquistado recompensará o aluno com uma quantidade de lingots, que poderão ser usados na aquisição de itens a serem usados no jogo. Novamente, nada de dinheiro real.
O Duolingo está disponível para iPhone e iPad, é adaptado para iPhone 5 e posteriores e é compatível com aparelhos que rodam o iOS a partir da quinta versão. A atualização para a versão de Android que introduzirá esses recursos foi prometida para breve. Lembrando, a versão mobile só disponibiliza o inglês; os cursos de espanhol, alemão, francês e italiano estão disponíveis no site e infelizmente, apenas em inglês.