Ronaldo Gogoni 9 anos atrás
E o pessoal do CyanogenMod não perdeu tempo. Na última semana o projeto concluiu os trabalhos acerca do Android 4.3 Jelly Bean, ao lançar a versão stable - e portanto definitiva - do penúltimo sabor do robozinho verde. E sem demora lançaram nos últimos dias as primeiras versões oficiais do Android 4.4 KitKat (porque algumas ROMs com o nome Cyanogen estavem circulando desde o mês passado), inicialmente apenas para os aparelhos da linha Nexus.
Na última sexta-feira entretanto eles expandiram o número de aparelhos compatíveis com o Android 4.4 e hoje fizeram melhor: já incorporaram a atualização do sistema para a versão 4.4.1, que traz melhorias para a câmera do Nexus 5 e corrige alguns bugs. Claro, como ainda estamos falando de versões Nightlies (instáveis), é evidente que os lançamentos ainda contarão com bugs que serão eliminados com o tempo.
A lista de aparelhos compatíveis é bem extensa, mas basicamente todos os Nexus mais recentes, desde o Galaxy Nexus até o Nexus 5, passando pelo novo Nexus 7, além de toda a linha Galaxy S, o HTC One, o Xperia ZQ, o RAZR HD e o LG G2 podem receber a versão mais recente do Android. Como sou cobaia, peguei a ROM de hoje do S3 e instalei. Não é possível a princípio perceber grandes mudanças, a não ser por um tratamento gráfico mais refinado, como por exemplo a tela onde você acessa todos os aplicativos não é mais preta, mas exibe o papel de parede ao fundo:
Além disso o aparelho parece ter ficado mais rápido e muito provavelmente o responsável é o Project Svelte, recurso voltado para otimizar o Android em aparelhos com RAM de até 512 MB, o que não impede que um smartphone com 1 GB também seja beneficiado.
Claro, as atualizações podem ser baixadas direto no site do CyanogenMod, mas é importante dar um aviso: alguns usuários tem relatado problemas na atualização, onde aparecia uma mensagem indicando "Erro 7". Acontece que a ROM só é compatível com a versão 6.0.4.4 do ClockWorkMod, que você pode baixar aqui. Uma vez no cartão, é só entrar em modo Recovery (desligar o aparelho e ligar com Power + Volume Up + Home) e fazer o Flash do arquivo. A partir daí a instalação segue as recomendações de sempre: faça um backup de seu aparelho e deixe a bateria nos 100%. A partir daí o método fica a cargo do cliente, seja pelo CyanogenMod Installer ou na unha. A quem for fazer usando o método tradicional, é sempre bom fazer um Flash total das informações do aparelho; já o installer faz isso sozinho.
Quem instalou, está testando e gostaria de discutir a respeito, por favor deixe sua opinião nos comentários.
Fonte: CyanogenMod.