Meio Bit » Arquivo » Hardware » Nissan diz que carros autônomos só em 2020. Otimistas.

Nissan diz que carros autônomos só em 2020. Otimistas.

O Google está prometendo carros robóticos a qualquer momento, mas a realidade é menos otimista. A Nissan imagina para pelo menos 2020, outros chutam 2030. Se formos pensar sobre o assunto, talvez mesmo esse último prazo seja coisa de ficção científica.

10 anos atrás

Don't jump in my car

Em uma audiência no Congresso dos EUA, sobre carros autônomos, um executivo da Nissan foi categórico: vão começar a colocar esses veículos nas ruas em 2020. Já Raj Rajkumar, Professor da Universidade Carnegie Mellon, foi adiante e disse que mesmo assim os carros autônomos ainda dependerão de auxílio humano por mais uma década depois de sua introdução.

Faz sentido. Dirigir é muito mais complicado do que pilotar um avião, só achamos fácil por ser algo feito em baixa velocidade, conseguimos adaptar instintos desenvolvidos em milhões de anos, e nos viramos relativamente bem. Já um computador, sofre. A quantidade de variáveis é grande demais.

Claro, pilotar em uma pista é fácil, GPS + LIDAR e 90% do trabalho está feito. Sistemas existentes de controle de tração e estabilidade resolveriam a maior parte dos enganos da máquina, mas a imprevisibilidade do mundo real não dá pra ser programada. Um avião não tem que lidar com uma faixa mal-pintada, uma Kombi de mudanças com uma escada pendurada, e muito menos tem como interpretar a regra mais básica do trânsito: “Atrás de uma bola sempre vem uma criança”.

Carros autônomos funcionam muito bem se todo mundo respeitar as regras. Arthur Clarke chegou a prever em um de seus livros que no futuro seria ilegal um humano dirigir um carro em vias públicas. MESMO ASSIM ainda é imprevisível, pois como bem lembra Jeremy Clarkson, o seu carro autônomo estará na mesma estrada que o carro autônomo de um sujeito chamado Gary, mão-de-vaca e que acha que conserta qualquer coisa. Pior ainda, terá que dividir a rua com carros reprogramados por entusiastas impacientes com a direção-coxinha dos carros-padrão.

Um carro autônomo vai saber lidar com um motorista de caminhão, lento, que faz sinal pra você passar? E se for um daqueles motoristas FDPs, que fazem sinal vendo que está vindo uma Scania e que, a menos que você esteja dirigindo um Bugatti Veyron aditivado com Schwartz líquido, será impossível passar a tempo?

O modelo do Google é ótimo, bem como todos os outros, mas a inteligência artificial ainda precisa avançar muito. Até lá os carros autônomos viáveis serão como o TerraMax, que com 6 rodas e trocentas toneladas, não importa se raspar ou atropelar um Ford Ka ou dois.

Fonte: TC.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários