Meio Bit » Arquivo » Hardware » Primeiras memórias RAM DDR4 chegarão ao mercado em dezembro, mas você só poderá usar em 2015

Primeiras memórias RAM DDR4 chegarão ao mercado em dezembro, mas você só poderá usar em 2015

Empresa especializada em memória e armazenamento agenda lançamento das memórias RAM DDR4 para dezembro, porém suporte da Intel só chegará para todos em 2015

10 anos atrás

micron-ddr4-module

A Samsung já havia declarado oficialmente que a produção em massa das memórias RAM DDR4, entretanto como é de praxe o foco da produção é apenas para servidores e data centers, máquinas de alta performance que serão beneficiadas com o ganho de até 25% na frequência (comparando com a capacidade limite do DDR3, 2.133 MHz quando fabricado no processo de 20 nm), já que elas alcançam o limite de 2.667 MHz consumindo 30% menos energia do que a DDR3. Em situações normais ela alcança o dobro da frequência, são 1.033 contra 2.166 MHz.

Entretanto a Crucial, uma empresa especializada em memórias resolveu chutar o pau da barraca e anunciar que as primeiras memórias RAM DDR4 estarão disponíveis para o consumidor final já em dezembro. Não há informação de preços ainda, mas é bem provável que não serão dois tostões.

O único problema é que memórias novas demandam não apenas placas, mas processadores novos. O que ninguém se atentou ainda é que 2014 é o ano do "tick" da Intel, não do "tock": os processadores Broadwell serão voltados para uma arquitetura otimizada, enquanto que a troca por uma nova microarquitetura será realizada apenas em 2015 com os chips da família Skylake. A única possibilidade de utilizar o DDR4 em 2014 será adquirir os futuros processadores Haswell-E, os primeiros que darão suporte ao novo formato de memória. Problem is, esses chips serão de alta performance (destinados a substituírem a família Sandy Bridge-E) e custarão os olhos da cara, um rim e o baço. A linha Xeon atual pertence à Sandy Bridge-E, para se ter uma ideia.

Portanto é melhor ter cautela. Ainda que o DDR4 represente um ganho, ninguém que não tenha dinheiro sobrando vai poder aproveitá-lo no próximo ano. Ainda que alguém teria de ser o primeiro, a Crucial meio que queimou etapas e nem creio que os módulos serão tão baratos neste momento, pois toda nova tecnologia tende a ser cara e no caso do DDR4 é ainda pior, pois nem poderá ser usufruída de imediato.

Fonte: Crucial.

relacionados


Comentários