Meio Bit » Arquivo » Ciência » Entre humanos e cachorros, vacas preferem pastores-robôs

Entre humanos e cachorros, vacas preferem pastores-robôs

Dá gosto ver a Ciência ajudando na produção do churrasco nosso de cada dia. No caso, cientistas australianos estão usando robôs para pastorear vacas, e descobriram que elas adoram as máquinas, não ficam mais estressadas, efeito comum quando o trabalho era feito por humanos ou cachorros.

10 anos atrás

rover

Nada pior que uma vaca estressada, e por milhares de anos é isso que conseguimos produzir. Pode não parecer mas sujeitos a cavalo ou em quadriciclos, fazendo barulho e gritando, ou cachorros latindo desesperadamente enchem os sacos dos bovinos nossos amiguinhos que matamos implacavelmente para produzir o bife nosso de cada dia. Um dos problemas é que nem humanos nem cachorros são pacientes, e vacas são lentas.

Pesquisando isso um grupo da Universidade de Sidney resolveu experimentar com um robô que tinham dando mole no laboratório. Projetado para monitorar frutos em pomares, não era um campeão de velocidade, o que não fazia diferença de qualquer jeito. Armado com um LIDAR, uma espécie de RADAR a LASER, o robô é capaz de identificar obstáculos e, mais importante, identificar vacas. Por enquanto ele está sendo usado por controle remoto, mas a próxima versão do software será autônoma.

Mesmo agora os resultados tem sido excelentes. As vacas prontamente aceitaram o robô, não se estressam mais e seguem as ordens dele (vacas nunca foram muito inteligentes). Como o robô não as força a correr, elas andam mais, por mais tempo. No final temos vacas menos estressadas, que vivem mais tempo e são mais felizes, até o dia em que, bem…

The_Slaughterhouse

O vídeo do projeto mostra a imagem capturada pelo LIDAR. Deve ser no mínimo interessante programar um algoritmo de reconhecimento de vacas.

Talvez uma opção seja incluir transmissores GPS nas vacas, com painéis solares nas costas e-tá, estou viajando demais na maionese, digo, no churrasco.

Fonte: Q.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários