Meio Bit » Arquivo » Hardware » TomTom Traffic, novo serviço de trânsito em tempo real chega ao Brasil

TomTom Traffic, novo serviço de trânsito em tempo real chega ao Brasil

Serviço da TomTom de acompanhamento do trânsito com informações atualizadas em tempo real estarão disponíveis em soluções hardware e apps mobile em 2014

10 anos atrás

TomTom Traffic mostra o trânsito em tempo real; no exemplo Londres hoje às 17:10

A TomTom é uma empresa pioneira e referência no quesito navegação veicular. No mercado desde 1991, foi ela que introduziu o PND (Portable Navigation Device) dedicado, e seus sistemas de mapas estão entre os mais precisos do mercado. Tanto é que foi à ela que a Apple recorreu quando rompeu a parceria dos mapas com o Google.

Porém uma coisa é fornecer um mapa extremamente detalhado e uma rota eficiente, outra bem diferente é alimentar de forma constante o PND com informações de trânsito, informando lentidão em tempo real e mudando a rota para um caminho mais rápido automaticamente - checando por atualizações a cada dois minutos. Foi o que a empresa exibiu hoje em evento realizado em São Paulo, ao apresentar suas futuras soluções tanto em hardware como para software para ajudar os sofridos motoristas brasileiros, bem como empresas e governos.

O serviço TomTom Traffic já está bem estabelecido na Europa e Estados Unidos; ele fornece informações em tempo real tanto via site quanto apps mobile e PNDs, no caso novos modelos que contam com modem 3G (além de outros que poderão usar o plano de dados de smartphones via thetering).

A TomTom está chegando ao Brasil pela primeira vez sem o intermédio de empresas terceiras, o que resultou no fim do fornecimento de mapas quando a mesma foi extinta. Hoje temos no país o serviço IQ Routes, que é retroalimentado pelos usuários quando optam por conectarem seus PNDs à rede a compartilharem seus dados, além de outras fontes. O sistema é apurado, mas não consegue prever situações em tempo real.

Segundo o Chefe Geral de Tráfego Ralf-Peter Schäfer, o serviço é importante para o Brasil pois decisões estruturais como ampliação de estradas não são o suficiente para aplacar o caos que se instalou: nos últimos 10 anos, a quantidade de carros no Brasil aumentou 119%. No último ranking realizado pela empresa, Rio de Janeiro e São Paulo se tornaram respectivamente a primeira e segunda cidades com o pior trânsito das Américas e figuram entre as dez piores metrópoles do mundo, em terceiro e sétimo lugares.

O TomTom Traffic fornece os dados de trânsito através do sistema de referência de código aberto OpenLR para estradas, rodovias e vias secundárias. A atualização constante permite monitorar se um congestionamento está crescendo ou diminuindo, supor a ocorrência de um acidente após um engarrafamento repentino ser detectado e com isso calcular rotas alternativas imediatamente, levando em conta o tempo de deslocamento e não a distância percorrida.

Tudo isso é importante para tornar o trânsito mais eficiente, até mesmo indiretamente: segundo estudos da TomTom, se 10% dos motoristas adotarem o Traffic, haverá uma redução de tempo no trânsito será reduzido em até 15% individualmente e 5% de forma coletiva. Isso faz parte do manifesto da empresa.

A previsão é que tanto os PNDs compatíveis com o TomTom Traffic (os modelos antigos não terão acesso à novidade) quanto atualizações dos apps para iOS e Android sejam disponibilizados no Brasil em 2014. A empresa prevê que haverão taxas para uso do serviço dentro da realidade do brasileiro, que por fim se mostrará vantajosa dado o tempo que o motorista ganhará não ficando preso no trânsito. A solução já está disponível para utilização de empresas e governos.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários