Meio Bit » Arquivo » Hardware » Aparece a primeira Arma de verdade impressa em 3D, mas não priemos cânico.

Aparece a primeira Arma de verdade impressa em 3D, mas não priemos cânico.

Engenheiros da Solid Concepts imprimem em 3D a primeira arma de fogo feita de metal que funciona de fato.

10 anos atrás

vemchifrudo

Poucas coisas foram mais suculentas para a mídia histérica do que as armas impressas em 3D. Não importa que o AK-47 seja a maior arma de destruição em massa de todos os tempos, que já chegou a custar menos de US$ 100,00; produzida por armeiros nas regiões rurais do Afeganistão.

Mesmo ignorando que armas artesanais são uma tradição desde que o primeiro semi-macaco inspirado pelo Monolito abriu a cabeça de um semelhante usando um osso de mamute, o desespero na imprensa dá a impressão que agora qualquer garoto de 12 anos vai baixar um arquivo do Pirate Bay e imprimir uma BFG-9000 com uma HP Deskjet 1000.

As armas 3D são uma curiosidade, uma bela porcaria que literalmente se despedaçam após alguns tiros. São de ação simples, tiro único, e têm mais chance de matar o inimigo de rir. O motivo é simples: são de PRÁSTICO.

Ou eram, pois agora todo mundo está gritando em desespero com a notícia de que um grupo imprimiu uma arma em metal. Mais precisamente uma Colt 1911, talvez a pistola mais famosa, venerada e perfeita que já foi criada.

O pessoal da Solid Concepts resolveu experimentar e ver se conseguiam fazer melhor. Fizeram. Modelaram todas as partes de uma 1911, exceto as molas, imprimiram em metal e ela funcionou muito bem:

O que não é vantagem nenhuma. Chamar de “arma impressa em 3D” o que fizeram é o mesmo que dizer que minhas chances de sair com a Luciana Vendramini são de 50%.

A tecnologia em si é bem legal, chamam de Direct Metal Laser Sintering, e demonstrada aqui:

Eles usam um laser para derreter metal pulverizado. O resultado em alguns casos é mais resistente do que metal forjado tradicionalmente, a precisão é incrível e até as raias do cano foram feitas diretamente pelo laser, nada foi maquinado posteriormente.

Ah, então é o fim do mundo, todos vão fazer isso em casa!

Não exatamente. O equipamento que utilizaram custa US$ 500 mil, muito mais do que todas as máquinas necessárias para um bom armeiro produzir uma 1911 na garagem de casa.

Armas são apenas máquinas, não diferentes de uma geladeira ou um barbeador. Nas palavras do filósofo Stan Smith, “armas não matam pessoas, pessoas matam pessoas”. Impressoras 3D não são armas. Não são sequer uma forma prática de conseguir uma arma. Quem se apavora com as manchetes sensacionalistas definitivamente não conhece o mundo em que vive.

3dmyass

Fonte: TC.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários