Meio Bit » Arquivo » Hardware » Amazon e HTC podem ter se unido para criar o Kindlephone

Amazon e HTC podem ter se unido para criar o Kindlephone

Segundo o Financial Times, empresas estão em negociações para lançar smartphones com o Kindle OS, porém acordo poderia causar a expulsão da HTC do Android

10 anos atrás

kindle-hdx

Apesar de ter alcançado bons resultados no mercado de tablets já que seus Kindles HD e HDX batem de frente com a linha Nexus do Google, a Amazon nunca tinho sido clara o suficiente se pretendia ou não entrar no mercado de smartphones. Porém segundo o jornal Financial Times, a empresa de Jeff Bezos pode estar em vias de fechar uma parceria com a HTC para lançar um linha de três modelos ainda em 2013, ao contrário do cronograma inicial que previa seu lançamento no início de 2014.

Há indícios que apesar das negociações estarem adiantadas, Bezos pode muito bem não fechar o negócio e pior, tal acordo poderia levar a um fim do contrato da HTC com o Google, já que a Open Handset Alliance, a tabula rasa do Android proíbe qualquer fabricante parceiro de fabricar modelos de smartphones que rodem forks do robozinho verde tais como o Kindle OS, pois assinaram um compromisso de "não-fragmentação" do sistema.

Algo parecido aconteceu com a Acer tempos atrás quando ela anunciou um aparelho que rodava um fork, o Aliyun OS da Alibaba, a rede varejista chinesa que nega o fato até hoje. O Google teria ameaçado a fabricante com o fim da parceria caso não abortasse seu programa de dar suporte ao sistema chinês. A HTC não está muito bem de saúde, mas ela também teria sido sondada pela Microsoft a instalar o Windows Phone em aparelhos já existentes. Como muito provavelmente a Amazon não vai abrir mão do Kindle OS, um lançamento de um smartphone seu pela HTC significaria um pé na bunda automático do Android, limitando a HTC à Amazon e caso se torne verdade, ao WP8.

A HTC tirou o seu da reta, dizendo apenas que está aberta a negócios com outras empresas de tecnologia. A Amazon já havia dito tempos atrás que não pretendia entrar no mercado de smartphones, mas considerando que os tablets Kindle estão indo muito bem, Bezos seria um tolo se não aproveitasse a oportunidade.

Fonte: Ars Technica.

relacionados


Comentários