Meio Bit » Arquivo » Hardware » Empresa australiana lança tele-entrega de livros via drones

Empresa australiana lança tele-entrega de livros via drones

Um usuário faz seu pedido e seleciona Flirtey como modo de entrega. Uma pessoa embala o pedido (esse processo deve ser automatizado no futuro) e alguns minutos depois ele chega literalmente voando.

10 anos atrás

Flirtey

Apesar do crescimento do mercado de ebooks, muita gente ainda prefere livros em versão física, sem contar que muitas editoras ainda nem aderiram à prática, mesmo no que um dia se chamava de primeiro mundo.

Quem já comprou online sabe o quanto é chato ficar esperando pela entrega, e é esse problema que uma empresa australiana resolveu atacar, de forma criativa.

A Zookal, especializada no aluguel de livros técnicos, fez uma parceria com o serviço de drones comerciais Flirtey, para entregar livros alguns minutos após feito o pedido.

Um usuário faz seu pedido e seleciona Flirtey como modo de entrega. Uma pessoa embala o pedido (esse processo deve ser automatizado no futuro) e alguns minutos depois ele chega literalmente voando.

No início a área de entrega será limitada a um raio de um quilômetro dos centros de entrega, mas conforme o serviço for sendo aperfeiçoado a distância deve aumentar para cinco ou dez quilômetros.

Por enquanto os testes estão acontecendo ao redor da matriz da empresa em Sidney, mas a intenção é disponibilizá-lo em várias cidades australianas.

O serviço de entrega via drones deve começar em março de 2014 e será testado no mercado asiático antes de chegar aos Estados Unidos em 2015.

Ahmed Haider, fundador e CEO da empresa comenta que a ênfase está sendo focada na segurança do sistema. Os drones tem um sistema interno para evitar colisão, evitando que eles cruzem o caminho de pássaros, árvores e edifícios, se bem que como se prevê o trajeto de um pássaro é algo que me escapa.

O Flirtey é um hexacóptero, voando com seis rotores e funciona mesmo que um deles deixe de funcionar. A privacidade também foi levada em conta, já que eles não contam com câmeras ou qualquer tipo de gravação de imagens ou áudio. Também não é coletado nenhum tipo de dado.

O uso atualmente se restringe a livros e material educativo, mas Haider afirma que no futuro a tecnologia poderá ser utilizada por outras empresas para entregar roupas, eletrônicos e outros bens de consumo.

Não é à toa que a Flirtey foi fundada em parceria com a Zookal.

Fonte: Mashable

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários