Meio Bit » Arquivo » Hardware » Galaxy S4 e Note 3 não receberão atualização do Exynos 5 Octa para utilizar todos os cores ao mesmo tempo

Galaxy S4 e Note 3 não receberão atualização do Exynos 5 Octa para utilizar todos os cores ao mesmo tempo

Atualização do SoC Exynos 5 Octa não será disponibilizada para Galaxy S4 e Note 3 para não comprometer a estabilidade de ambos aparelhos

10 anos e meio atrás

galaxy-s4

Ao lançar o Galaxy S4 a Samsung introduziu o Exynos 5 Octa, o primeiro SoC octa-core do mercado. Entretanto, ao contrário do que o nome sugere ele não utiliza todos os núcleos ao mesmo tempo: dois conjuntos de quatro núcleos operam por vez, sendo que os de núcleos Cortex-A7 com clocks entre 1,2 e 1,4 GHz são utilizados para tarefas rotineiras, enquanto que os de núcleos Cortex-A15 (de 1,6 a 1,8 GHz) são reservados para uso pesado. O fato rendeu uma bela cutucada da MediaTek, que prometeu um processador que utilize todos os oito núcleos ao mesmo tempo, dizendo que o seu "funciona de verdade".

Independente do fato se um smartphone precisa ou não de tanto poder de fogo assim, a verdade é que a Samsung se sentiu meio que na posição de fazer algo quanto a isso, e anunciou uma atualização da arquitetura ARM big.LITTLE que será lançada até o fim do ano, que fará com que o processador utilize rodos os núcleos ao mesmo tempo, uma variação da técnica big.LITTLE MP, já utilizada no quad-core MediaTek 8135.

Especulava-se que a atualização beneficiaria o Galaxy Note 3 por ser equipado com o mais recente SoC Exynos 5420 (apenas no modelo 3G, o 4G utiliza o Snapdragon 800), enquanto que o S4, por possuir o Exynos 5410 ficaria de fora. Entretanto o técnico sênior da empresa Oleg Artamonov confirmou que ambos aparelhos não se beneficiarão da atualização, explicando que o consumo de energia e o aumento do calor decorrente do uso de todos os cores acabaria prejudicando a performance dos aparelhos. Com isso provavelmente o recurso só estará presente na próxima geração de tops de linha (iniciada com o vindouro Galaxy S5), já que o mesmo prometeu que o Exynos 5 Octa será revisto e uma geração futura de SoCs dará suporte ao feature.

Portanto se você pensava em usar todos os cores do Note 3 e por tabela poder fritar um ovo, dançou. Entretanto ela está sendo cautelosa: se não há garantias que o hardware dos atuais smartphones possam dar conta, é melhor não mexer mesmo.

Fonte: GSM Arena.

relacionados


Comentários