Meio Bit » Arquivo » Ciência » Escova de dentes impressa em 3D promete limpeza perfeita em 6 segundos

Escova de dentes impressa em 3D promete limpeza perfeita em 6 segundos

Empresa (possivelmente) espanhola alega ter criado um modelo de negócio para venda de escovas de dentes personalizadas que, entre outras vantagens, facilitariam a vida de pessoas com dificuldades motoras.

10 anos e meio atrás

david-after-dentist

Conheçam Blizzident: uma escova de dentes impressa em 3D, à partir de um molde tirado pelo seu dentista e que pode, segundo o fabricante, limpar sua boca com precisão em apenas 6 segundos, contra os costumeiros 3 minutos de escovação.

Isso te salva 2 minutos e 54 segundos à cada processo de higiene bucal. Sendo normalmente 3 por dia, vamos dizer que esta escova te permite economizar 8 minutos e 42 segundos por dia. Tempo suficiente no mês para que você realize atividades que possam te ajudar a pagar o dentista, o molde e, claro, a escova. Mas, tirando a brincadeira, a tecnologia por trás disso é bem bacana. Evoluímos bastante desde a escova de dentes USB da Philips que a gente publicou aqui há alguns anos.

screen shot 2013-10-01 at 9.47.52 am

— “E como ela funciona, Matheus?” Assim: você precisa ir ao seu dentista de confiança, conversar com ele e falar que tal produto existe. Insistir que é real e que você viu na Internet e se está na Internet, então é verdade. Feito isso, seu dentista vai entrar em contato com a empresa (supostamente) espanhola. Será preciso tirar uma impressão dental, que deve ser enviada para a fabricante. Esta impressão será transformada em um modelo 3D, que então permitirá a impressão da escova personalizada.

six-second-toothbrush-2

six-second-toothbrush

Esta escova permite a perfeita escovação, basta morder e mastigar. Todo mundo consegue fazer isso (sic), eliminando automaticamente os erros comuns que as pessoas cometem. E a limpeza pode acontecer em 6 segundos, o que significa que você pode salvar 50 horas por ano! É mais que uma semana de trabalho.” — diz o site oficial.

Parece promissor, certo? Mas tenho duas ressalvas a fazer. A primeira é que, tirando o que você vai pagar pelo trabalho e material do seu dentista, a escova sozinha custa US$ 300 para quem mora na América do Norte, e 300 euros para os demais habitantes deste planeta. É como comprar 100 escovas que custam US$ 3 cada, então coloque na balança se vale a pena essa matemática de tempo x dinheiro. Eu passo uns 5 minutos por dia tentando encontrar rostos e personagens de Star Wars nos azulejos do banheiro, então... Faça as contas.

A segunda é que, bem… O mínimo que você espera de uma empresa idônea e de respeito é que ela tenha um endereço e telefone em sua página de contato, certo? A tal da Blizzident Distribution diz apenas que está na España, oferecendo um canal de contato por e-mail, que eles não respondem.

O motivo?

Nós pedimos gentilmente sua paciência - Estamos respondendo as perguntas e orçamentos o mais rápido possível, mas hoje (1 de outubro de 2013) nós estamos recebendo muitos e-mails por dia por causa da cobertura de imprensa.

Ou seja, a empresa possui UM CANAL de comunicação, apenas um endereço de e-mail, que funciona para receber mensagens dos dentistas e da imprensa.

Eles dizem que a companhia é formada por uma equipe multidiciplinar de dentistas, engenheiros, cientistas da computação e experts em próteses dentais, espalhados pelo mundo todo. Faltou só contratar um estagiário para criar múltiplas contas de e-mail, além de montar um setor de marketing e comunicação. Não tá fácil pra ninguém.

Tirando isso tudo, a ideia é bem legal, mesmo. Sou sempre à favor da criação de novos produtos e experimentação da tecnologia, e gostaria de ter uma escova destas. Além de ser uma saída interessante para quem tem dificuldades motoras nos braços, por exemplo.

Para quem ficou curioso, o site da Blizzident é o www.blizzident.com.

Fonte: Business Insider.

relacionados


Comentários