Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Space Farm: NASA vai cultivar alfaces na ISS em dezembro

Space Farm: NASA vai cultivar alfaces na ISS em dezembro

NASA vai cultivar alfaces na Estação Espacial, na esperança de que o procedimento represente uma melhor (e mais barata) forma de alimentação dos astronautas

10 anos e meio atrás

space-lettuce-001

A NASA dará um passo importante na alimentação dos astronautas e que pode ser de grande ajuda em missões futuras, como a da colonização de Marte: em dezembro a agência conduzirá pela primeira vez um experimento na tentativa de cultivar vegetais comestíveis na ISS. O programa chamado Vegetable Production System (VEGGIE, o PETA deve ter gostado) foi motivado principalmente depois que o astronauta Donald Pettit conseguiu cultivar uma abobrinha com sucesso.

Uma equipe enviada à estação será encarregada de cultivar seis pés de alface romana (eu preferia a americana, ela faz croc-croc). Eles levarão todos os elementos necessários para instalar a mini-horta: as alfacinhas serão expostas a uma luz de LED cor-de-rosa, de modo a recriar um ambiente natural e permitir que elas cresçam dentro de um período de 28 dias.

Modelo da estufa que será instalada na ISS

O procedimento será conduzido seguindo todas as normas de segurança: uma vez que elas atinjam o ponto para serem colhidas, as alfaces serão trazidas de volta à Terra e analisadas minuciosamente de modo a determinar que o procedimento é seguro e que não houve nenhum tipo de contaminação ou alteração devido crescerem num ambiente sem gravidade e mais suscetível à radiação cósmica, portanto ninguém correrá o risco de comer uma alface mutante e virar um gigante de pedra.

Caso o processo seja comprovado como seguro, o próximo passo é testar se outros vegetais como ervilhas e rabanetes também podem ser cultivados. Além de reduzir os custos com a alimentação dos astronautas, o exercício de administrar uma horta e plantar sua própria comida poderá ser muito útil para mantê-los ocupados.

Fonte: Mashable.

relacionados


Comentários