Carlos Cardoso 12 anos atrás
Essa foto incrível da astronauta Tracy Dyson foi tirada na Cúpula da Estação Espacial Internacional, que racionalmente deveria estar em cima, mas isso é relativo.
A Cúpula foi projetada pela Agência Espacial Européia e instalada em Fevereiro de 2010, e é tão parecida com o conjunto de janelas de um TIE-Fighter que o Império está pensando em processar. Ou invadir, o que for pior. Processo, acho.
A janela principal, a maior já usada no espaço tem 80cm de diâmetro, é feita com um vidro a base de sílica e silicato de boro, capaz de resistir a uma pressão de pelo menos uma atmosfera e até a micrometeoritos, quando os escudos estão acionados.
Agora o mistério para o Gilson: A foto, se você clicar, for para o APOD e clicar de novo para a versão em tamanho original apresenta uma granulação estranha e muito ruído. A NASA não usa Tekpix, a imagem foi feita com uma Nikon D2X, em ISO 200, não era pra granular ou sujar.
Desistiu?
Raios cósmicos, atingindo o sensor CCD da câmera.
Sem a proteção da atmosfera a Estação Espacial está diretamente sob bombardeio de radiação cósmica, isso significa que se passarem muito tempo em órbita os astronautas desenvolverão superpoderes ou terão filhos esquisitos, o que é o mais provável. Quanto tempo? Ninguém sabe.
Fonte: BoingBoing