Meio Bit » Arquivo » Hardware » CSR apresenta superfície touch mais fina do mundo

CSR apresenta superfície touch mais fina do mundo

Empresa apresenta na IFA 2013 protótipo de superfície touch com a mesma espessura de um fio de cabelo

10 anos e meio atrás

csr-touch-surface

Durante a IFA 2013 diversos fabricantes mostraram as novidades tanto do mercado mobile quanto de TVs, mas um dos produtos apresentados que chamou a atenção de quem passou por lá foi certamente este protótipo da CSR, uma companhia de soluções sediada em Cambridge e Califórnia. Trata-se de uma superfície touch que se comunica via Bluetooth 4.0 e possui apenas meio milímetro de espessura, o mesmo que um fio de cabelo humano.

O invento foi demonstrado na feira na forma de um teclado wireless, equipado com um chip CSR1010 para fazer a comunicação entre a superfície e o tablet. O mais interessante aqui é que a membrana é totalmente flexível, o que aliada a sua diminuta espessura pode permitir segundo seus criadores sua aplicação em quase qualquer superfície, lhe conferindo características touch.

Como o teclado é bem fino, uma das aplicações imaginadas pela CSR é aplicá-lo a smart covers de tablets, o que seria uma solução bem mais leve e prática do que um teclado dedicado. Mas é possível ir mais além: a membrana é tão fina que pode ser utilizada para se escrever e até desenhar diretamente nela, o que tornaria o produto muito atraente para designers e artistas que preferem desenhar no papel a um tablet.

O chip dedicado é o grande segredo: a membrana não possui circuitos, mas a tinta impressa possui contatos de cobre, cujo toque é detectado pelo chip e traduzido, seja nas teclas ou num desenho que o usuário estiver fazendo. E o transmissor é dito como altamente eficiente, que não demanda de recargas constantes.

A CSR ainda está aperfeiçoando o produto, mas é um acessório que desde já chama muita atenção pela simplicidade e portabilidade, além das inúmeras aplicações possíveis. Uma mesa ou uma lousa na sala de aula com interface touch? Soa muito promissor.

Fonte: Wired UK.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários