Ricardo Fraga 9 anos e meio atrás
O cartão-postal mais conhecido do Brasil agora pode ser visitado por todo o mundo via Internet
Há um ditado, criado só Deus sabe por quem, que diz mais ou menos que “ir ao Rio de Janeiro e não visitar o Cristo Redentor é como ir a Roma e não ver o Papa”. Não sei muito bem se a comparação faz sentido, uma vez que nunca visitei Roma, muito menos vi o Papa, mas não posso concordar que é quase um crime capital ir ao Rio e não dar um pulo para conhecer a estátua do Corcovado. E isso vale para pessoas de qualquer religião, uma vez que, além de todo o simbolismo que há para os católicos, a vista lá do alto é desbundante.
Infelizmente, nem todos podem visitar um dos monumentos mais conhecidos do mundo, seja pela falta de tempo ou por questões econômicas (o pessoal mete a mão MESMO!). No entanto, se você está no grupo dos que ainda não puderam visitá-lo, os seus problemas acabaram-se-se. Ou mais ou menos isso.
No final da tarde desta quarta-feira, o Google Brasil anunciou a liberação das imagens do Cristo Redentor captadas em abril deste ano. Agora, todos os brasileiros e demais terráqueos (em ordem de prioridade) poderão visualizar não somente a estátua que foi considerada uma das novas Sete Maravilhas do Mundo, mas, também, a Cidade Maravilhosa (sou mineiro, ok?) em 360º.
Funcionária do Google carrega o Trekker utilizado na captura das imagens do Cristo Redentor (Imagem: Google)
As imagens foram captadas com o Trekker, aquela mochilinha maneira do Google que é equipada com um sistema de câmeras similar ao utilizado nos carros do serviço e conectada a um celular com Android, que auxilia o operador a fazer os registros, e é amplamente utilizada em locais onde os carros não podem chegar. Segundo o Google, esta foi a primeira vez que o equipamento foi utilizado no país.
Fonte: Google.