Dori Prata 14 anos e meio atrás
Algum tempo depois do lançamento do primeiro Xbox, um grupo decidiu se valer do destravamento do console para criar um player e transformá-lo em uma central de mídia. Nascia ali o XBMC (XBox Media Center). Mas não vou falar de videogame, até porque este não seria o lugar correto. O fato é que o aplicativo ganhou tanta fama que acabou se tornando um player para várias plataformas.
Recentemente o XBMC chegou à versão 8.10, deixando o status de "beta" e resolvi dar uma chance ao programa. Após alguns minutos "fuçando", tenho que admitir que fiquei bastante surpreso.
Logo de cara é fácil se impressionar com a qualidade visual do programa. O XBMC está repleto de efeitos de transição e transparência, conta com uma interface extremamente intuitiva e de extremo bom gosto. Ao instalar o programa você já leva 3 skins diferentes, sem falar que o aplicativo está em português do Brasil.
Nele você poderá assistir vídeos, ouvir músicas, ver fotos, ter a previsão do tempo, ler RSS e muito mais já que ele aceita scripts. Se desejar, o XBMC conta ainda com uma versão que pode rodar direto do pendrive ou gravada em um cd bootável e ele está disponível para Mac OS, Windows e Linux.
Sem sombra de dúvida se trata de um software bastante robusto e suas falhas recaem apenas no tamanho do arquivo de instalação (80MB) e no fato de que não se trata de um programa de execução rápida, já que você terá que definir os diretórios onde se encontram as mídias. Porém, recomendo dar uma olhada.
[via LifeHacker]