Meio Bit » Arquivo » Internet » Arquivos da ditadura serão publicados na Internet

Arquivos da ditadura serão publicados na Internet

15 anos atrás

O Arquivo Público do Estado de São Paulo iniciou sua participação no projeto "Memórias Reveladas – Centro de Referência das Lutas Políticas", 1964-1985, que pretende catalogar acervos e colocar à disposição, pela internet, registros sobre as lutas políticas no Brasil durante a ditadura militar.

Em 2005, a Casa Civil determinou que as instituições federais transferissem toda a documentação sobre a ditadura militar para o Arquivo Nacional. Para se ter idéia, são mais de 13 mil páginas de documentos.

Foi firmado um acordo de cooperação técnica entre 25 instituições e o Arquivo Nacional para a implantação de uma política pública para integrar estes arquivos em uma rede de acervos e instituições.

O banco de dados estará disponível na web para a livre consulta e permitirá localizar informações sobre a repressão no Brasil. Mas infelizmente, os documentos sigilosos não serão disponibilizados e a classificação de documentos como “ultra-secretos” era muito comum no passado. E, possivelmente haverá muito arquivo para ocultar.

relacionados


Comentários