Carlos Cardoso 14 anos atrás
Uma das principais mudanças que o iPhone trouxe foi induzir a criação de sites mobile sem má-vontade. Até então sites mobile eram feitos nas coxas, ou patéticos arremedos de sites rodando em WAP ou hotsites feitos para parecer FLASH, com usabilidade zero e restritos a um único produto. Os sites “iPhone-ready” usam e abusam da estética limpa iniciada pela Apple E da usabilidade das aplicações do iPhone. Isso faz com que sejam mais práticos e leves, mesmo que você use outros aparelhos.
O Flickr por exemplo sempre teve um site mobile, em , mas nunca foi grandes coisa. Agora com o redesign, está bem mais amistoso. Infelizmente ele está reconhecendo o iPhone / iPod Touch e só exibindo a versão nova nesses aparelhos.
A tela inicial agora tem botões com fundo e uma barra de menus, antes era apenas uma lista de links sem formatação.
Os uploads recentes de seus contatos trazem mais informação do que antes, agora já dá para saber se a imagem foi comentada ou não. Clicando nela, temos uma tela formatada especialmente para o layout Apple:
Aqui temos a foto em uma tela com preview das anteriores e posteriores (sim, “posteriores” em foto do Morróida tem duplo-sentido). Não é possível ver ou deixar notas, mas é possível postar comentários. A resolução intermediária é uma boa solução, permite visualizar fotos melhor do que o microthumbnail tradicional, e economiza tráfego de dados em relação à foto em tamanho grande, que também está disponível a um clique (ou tap) de distância.
Na lista de atividades recentes podemos ver os comentários feitos em nossas fotos, com direito a formatação decente. Não mais fica aquela sensação de algo apertado e improvisado. Consultar o Flickr via iPhone é hoje tão confortável quanto do PC.
Só há um enorme, absurdo e inaceitável furo na aplicação: Não é possível fazer upload de fotos, como é possível no Flickr Mobile convencional.