Ricardo Bicalho_games 15 anos atrás
Em comemoração aos 13 anos da série Command & Conquer, um dos jogos que ajudou a definir a série, o Red Alert, está disponível para download, totalmente gratuito em toda a sua glória nas campanhas dos Aliados e Soviéticos.
Para quem não se lembra, o jogo que deu origem chamava-se Command & Conquer, em que duas facções, Global Defense Initiative (GDI) e Brotherhood of Nod, lutavam pelo controle e uso de um misterioso mineral. Durante o jogo, descobre-se o nome, Tiberium, uma substância de origem extra-terrena, trazida por meteoritos, tóxica e capaz de cristalizar o ambiente a sua volta. Muito valiosa e com propriedades químicas e físicas não totalmente compreendidos, desencadeia uma guerra mundial.
Red Alert entrou em cena como um prequel, ou seja, quais foram os fatos marcantes que criaram o mundo que conhecemos em Command & Conquer, antes da chegada do Tiberium. A premissa do jogo fica interessante: e se Adolf Hitler não tivesse fundado o III Reich, ou melhor, não tivesse existido?
Entra em cena um dos maiores facínoras da históra, Iosef Stalin. A Rússia torna-se uma potência e inicia a II Guerra Mundial. E aí começa o jogo, onde você escolhe ser aliado ou o soviético.
A música, as missões, o vídeo, a jogabilidade e o pedigree original da WestWood Studios estão lá, antes do Borg dos Games, a Electronic Arts absorvê-los e ficar somente com a marca. Uma curiosidade: a EA considera essa aquisição um dos seus grandes fracassos, já que perderam todos os talentos da empresa original, ao tentar controlar e formatar dentro de padrões corporativos e remover a independência do estúdio. Clássico erro de mexer em time que está ganhando. A equipe da antiga WestWood pode ser encontrada numa nova empresa, a Petroglyph.