Ronaldo Gogoni 9 anos e meio atrás
O Surface Pro é uma máquina e tanto, capaz de coisas incríveis. O grande problema da Microsoft foi vender ele como um tablet, quando ele é um computador parrudo com hardware respeitável. Para concorrer com o iPad já existe o RT, apesar de que ele não anda muito bem das pernas, o que levou a um corte de preço violento.
O erro de estratégia de Redmond está custando a visibilidade do Pro: ser comparado com tablets chega a ser uma injúria, ele deveria ser colocado no mesmo patamar do Macbook Pro e outros notebooks potentes, com a vantagem de ser mais leve e portátil. Inevitavelmente veio a conta: a Microsoft também reduziu seu preço, mas a princípio o desconto de 100 dólares era uma promoção por tempo limitado.
Não mais. a Microsoft anunciou ontem, data do fim da promoção que a redução é permanente. Não obstante a Touch Cover também passará a custar menos. A partir de agora os valores são os seguintes:
Apesar do corte representar um desejo de alavancar as vendas, há também a próxima geração do Surface que está a caminho, cuja versão RT ainda contará com processadores da nVidia, a despeito de informações divulgadas antes de que a Microsoft se voltaria para a Qualcomm (sorry, Laguna). Por sorte o Pro não sofre desse problema, já que é equipado com processadores i5 da Intel.
Só espero que a empresa acorde e desvincule o Pro dos tablets. Se começarem a vendê-lo como um notebook potente e bem mais portátil fará com que a percepção de concorrente do iPad seja diminuída, e consequentemente ele poderá se firmar como um notebook de respeito.
Fonte: The Verge.