Ronaldo Gogoni 10 anos atrás
Parece que a Microsoft está pensando em renovar a linha Surface por dentro completamente. Segundo o Bloomberg, a empresa teria adicionado a Qualcomm como fornecedora de processadores para sua linha de tablets, enquanto que a nVidia continuaria a suprir "alguns modelos" com seus processadores Tegra 3, não deixando claro quais modelos seriam esses.
Algumas fontes chegaram a revelar que o motivo seria uma maior conectividade. A Microsoft estaria testando modelos com o processador Qualcomm Snapdragon 800, que possui suporte à rede 4G, o que permitirá a empresa a expandir as conexões de seus Surfaces. O gerente geral de ecossistema e e planejamento Michael Angiulo já havia dado indícios de que a Microsoft se moveria de forma a abranger conexão 4G.
É uma decisão importante, principalmente porque apesar de ter vendido bem, o Surface representou menos de 1% no market share de tablet nos primeiros quatro meses de 2013 contra 40% da Apple, líder no setor. Não que a Microsoft não esteja tentando: a empresa inclusive chegou a disponibilizar o Surface RT de 64 GB com Touch cover por apenas US$ 99, durante a conferência TechEd.
O Surface é um equipamento muito bom e ao menos na versão Pro, é mais tentador para mim do que o iPad, mas o que a Microsoft precisa vencer é a resistência dos consumidores, que associam tablets à Apple. Apesar de não ter dado indícios de que vá abandonar a nVidia em prol da Qualcomm (o Laguna comemoraria), se os processadores Snapdragon representarem ganho de performance, mais conectividade e consequentemente mais vendas, fatalmente é o que pode acontecer.