Emanuel Laguna 9 anos e meio atrás
Quantos tablets são feitos especificamente para jogos, incluindo botões físicos dedicados?
Fora algumas pérolas chinesas com Android que copiam o design de consoles e acessórios famosos, não vejo nenhuma grife de peso tentando algo nesse sentido.
Graças à touchscreen capacitiva de 5 generosas polegadas, talvez possamos imaginar que o PlayStation Vita tenha sido o primeiro tablet a incluir botões físicos, embora todos nós saibamos que tal console é mero sucessor do PlayStation Portable e parece não possuir um ecossistema com aplicativos famosos nos smartphones e outros tablets como Instagram, HERE Maps, Flipboard, Sparrow, etc.
Quando a outra japonesa anunciou o Nintendo 2DS, a primeira coisa que o tio Laguna imaginou foi que tal console low-end com formato semelhante aos pães para torradas seria uma espécie de experimento da BigN na fabricação de pranchetas eletrônicas voltadas para jogos. Sim, eu sei que a Nintendo já possui um tablet até dotado das horrendas travas de região e que é a desculpa perfeita para algumas desenvolvedoras “esquecerem” o Wii U, mas estou aqui a falar de um tablet independente, realmente mobile, não apenas portátil.
Em entrevista, o vice-presidente executivo de vendas e marketing da Nintendo, Scott Moffitt, revelou a principal medida para cortar custos na nova versão do console portátil: o Nintendo 2DS nada mais é que uma prancheta eletrônica com uma grande tela, sendo esta dividida e limitada por um belo conjunto de peças plásticas por cima.
Nintendo 2DS: botões físicos e outros detalhes (Crédito: USGamer)
Isso mesmo: ao invés de termos as tradicionais duas telas que acompanham os portáteis da BigN desde o clássico Nintendo DS “tijolo” lançado em 2004, temos uma única tela sensível ao toque que se transforma em duas, sendo a parte superior protegida por uma peça plástica transparente que impede o toque do usuário.
Até para manter a compatibilidade com os consoles anteriores, não há nenhum software que aproveitaria tal região sensível ao toque: todos os jogos de DS e 3DS que precisem da tela de toque utilizarão a parte inferior da grande tela resistiva do Nintendo 2DS, que, ao contrário da região superior, está exposta ao toque do usuário (preferivelmente com a stylus que acompanha o console).
O tio Laguna pode até especular a resolução e tamanho dessa única tela do Nintendo 2DS: a tela principal do velho 3DS possui 3,5 polegadas (90 mm) de diagonal e resolução de 800×240 pixels (sendo 400 horizontais para cada olho), enquanto a tela sensível ao toque possui 3 polegadas (77 mm) e resolução QVGA (320×240). Supondo que o plástico entre as duas telas do Nintendo 2DS esconda 48 32 pixels verticais (≈ 8 mm), teríamos uma única tela quase quadrada com resolução de 400×512 pixels e 5 polegadas (arredondei de 4,96").
Possíveis detalhes técnicos à parte; com o Nintendo 2DS e redução no preço do Wii U, a BigN parece corrigir o problema errado: o maior problema dos atuais consoles da Nintendo nem é tanto o preço, que de forma geral parecem razoáveis. Fora a biblioteca pobre do Wii U, o problema que tenho visto nos consoles da BigN é a nomenclatura, que tende a ser bizarra entre os leigos.
Imagina um total leigo em tecnologia comprar um velho Nintendo Wii e acabar comprando um jogo do Wii U achando que este rodaria naquele console mais barato? Com o novo portátil, temos a seguinte divisão de preços:
Só eu fico a imaginar um leigo achando que o Nintendo 2DS é um console intermediário, entre o DSi e o 3DS, que não tem jogos exclusivos? Sim, o Nintendo 2DS se propõe a ser um Nintendo 3DS de baixo custo e o nome dele nos faz sentido, mas tente imaginar alguém comprando esse console pro filho e não encontrando os jogos específicos de 2DS. Espero que o pessoal das lojas físicas orientem bem esses pais a procurarem os jogos “exclusivos” de 2DS, que no momento são os mesmos do 3DS.
O tio Laguna gosta do Nintendo 2DS e, como não enxergo em 3D, tal console me seria uma boa opção: ando tão pobre que talvez eu compre o Nintendo 2DS no lugar do 3DS XL, fora que o 2DS importado seria menos visado por possíveis ladrões na Receita Federal. 😆
ATUALIZAÇÃO (às 21 h 15 min): refiz as contas e também acabou de sair o primeiro unboxing do Nintendo 2DS, incluído abaixo. 🙂
É bem pequeno e fino o aparelho, parece mesmo um tablet de tamanho similar ao iPad mini.