Ronaldo Gogoni 9 anos e meio atrás
John Leake é um entusiasta de dispositivos antigos da Apple, tanto é que ele é um dos responsáveis pelo podcast RetroMacCast. Todo todo applemaníaco que se preze, ele adora o Macintosh clássico, o primeiro computador comercial com interface gráfica e pivô da rusga entre Apple e Microsoft por anos, por conta do Windows.
Ele resolveu prestar uma homenagem ao computador criando sua própria versão dele, reduzindo seu tamanho para um terço do original. O resultado é o Mini Mac Classic da foto, que foi montado a partir de um Raspberry Pi.
Locke procurou ser o mais fiel possível para montar o gabinete, o que foi até fácil, o PVC de 3,5 mm de espessura escolhido é moleza de cortar. Trabalho maior foi acondicionar todos os componentes dentro dele: ele utilizou um display de 3,5 polegadas com resolução de 512 x 384 pixels, porém teve que fazer alguns cortes no Raspberry Pi para que ele coubesse. Outros componentes são um hub USB de quatro portas (onde duas foram inutilizadas) e um carregador USB para alimentar o conjunto.
Quanto ao SO, o System 6 do Mac Original é executado através do emulador de código aberto Mini vMac, que roda em Linux. No fim das contas, apesar de pequeno o Mini Mac Classic é um Macintosh plenamente funcional, com duas portas USB, uma HDMI, uma Ethernet e a pode parear teclado e mouse via bluetooth.
No fim Leake levou 12 horas para montar o Mini Mac, mas no vídeo vemos que o esforço valeu a pena, pois ele funciona direitinho:
Fonte: RetroMacCast via Engadget.