Ronaldo Gogoni 10 anos atrás
A BlackBerry realmente está numa má fase daquelas. Após uma sucessão de burradas inacreditável nos últimos anos, a empresa se rendeu e agora está avaliando suas opções para sair do buraco, o que pode resultar até mesmo em sua venda. Entretanto os últimos produtos não são ruins, o Z10 vendeu razoavelmente bem (apesar de não tanto quanto merecia) e o A10 é a próxima aposta da companhia que pode ajudar a melhorar o cenário.
Mas quando olhamos para sua loja de apps, a BlackBerry World, a coisa complica. O site BerryReview fez uma avaliação da loja e chegou a uma curiosa resolução: ela possui cerca de 120 mil apps, número que foi ultrapassado recentemente pelo Windows Phone, com mais de 160 mil. Entretanto o mais intrigante é que ela descobriu que desse número, em torno de 47 mil apps foram desenvolvidos por uma única empresa.
A desenvolvedora em questão é a S4BB, uma companhia, vejam vocês, sediada em Hong Kong. Apesar de alguns legitimamente úteis, a esmagadora maioria está na BlackBerry World só para fazer número: vários audiobooks (isso deveria ser um app?), mapas de cidades em áudio, leitores de RSS e coisas do tipo, repetidos várias vezes. Em suma, um terço do total de apps para BlackBerry estão lá só para fazer volume.
Se formos analisar a fundo, as lojinhas de apps da Apple e Google, principalmente esta última também estão atulhadas de aplicativos de utilidade questionável. Isso não acontece tanto com a App Store devido o controle ferrenho de Cupertino, mas mesmo a loja do Google, sendo mais liberal não chega a um número desse tamanho.
A pergunta é: a ex-RIM permitiu a publicação desses apps confiando às cegas na capacidade da empresa, ou esse é um movimento deliberado para inflar a BlackBerry World?
Fonte: BerryReview via AllThingsD.