Ronaldo Gogoni 9 anos e meio atrás
O Yahoo! adquiriu 40% da Alibaba Group em 2005 e ajudou a companhia a crescer nos últimos anos, até o momento em que a gigante chinesa readquiriu parte de si de volta, ficando a empresa da Marissa Mayer com 24% de participação. Nos últimos tempos, entretanto, a empresa da loira chegou à conclusão que como a parceira já é forte, não havia necessidade de manter seus serviços na China, deixando tudo a cargo da Alibaba.
Em janeiro o Yahoo! desligou seu serviço de música no país. Hoje a empresa descontinuou seu serviço de e-mail, deixando muitos usuários meio que desamparados - mas não muito: eles poderão migrar para o Alimail, o serviço de e-mail da parceira. A decisão foi tomada em abril e desde então o Yahoo! não permitia a inscrição de novos usuários.
Alguns analistas acreditam que a empresa da loira só sobreviveu até agora devido essa parceria. A Alibaba triplicou seus lucros líquidos no início do ano e esses números podem aumentar ainda mais quando ela realizar seu IPO, previsto para o fim do ano ou início de 2014.
Ainda que Mayer esteja enchendo o burro de dinheiro com a Alibaba, é um tanto questionável a empresa retirar sua participação e deixar tudo a cargo da parceira. Se bem que a empresa foi duramente acusada no passado de fornecer dados ao governo chinês que ajudou a prender dissidentes, portanto isso pode ser visto como uma manobra para se livrar de eventuais dores de cabeça.
Fonte: TC.