Meio Bit » Arquivo » Games » Referências - Sites de gamedev

Referências - Sites de gamedev

16 anos atrás

Acredito que todos aqui que estão lendo este post gostam de games de alguma forma. E sei que muitos aqui já pensaram ou pensam em tentar entrar nesta área e conseguir dinheiro nela. O que a maioria dos profissionais chama de gamedev, ou game development. Desenvolvimento de jogos eletrônicos para ser mais tupiniquim. Eu mesmo estou estudando esta área já faz 2 anos e meio e apesar de não ter nenhum jogo completo, já tenho muita noção de como que funciona a indústria e atualmente tento estudar alguns assuntos, como game design (planejamento de jogos), character design (criação de personagens, e ando tendo aulas de desenho artístico para isso) e level design (criação das fases/cenários, onde também irei desenhar esboços). É claro que existem muitas outras áreas dentro de gamedev, mas esse não é o foco principal deste post. Aqui vou postar os principais sites de desenvolvimento do país e do mundo para que qualquer um que queira entrar na área possa saber onde começar a pesquisar informações a respeito.

Aqui no Brasil, existem muitos blogs e sites de gamedev, mas 3 deles se destacam por terem fóruns de discussão bastante movimentados (um deles também tem um blog): o Gamedev.com.br, o Programadores de Jogos (antiga PDJ) e o maior de todos: a UniDev, com um fórum gigantesco, onde sou moderador de algumas seções (apesar de que eu sou um modera bem chato e estar um pouco distante...). Nestes sites tem muitos artigos de diversas áreas além de competições sérias, como um contest de J2ME (linguagem Java voltado para dispositivos móveis) e o Contest da PDJ, que engloba diversas áreas, fora o PDJBlog, que recomendo assinar para quem tem interesse na área.

Na parte dos sites de fora, alguns se destacam e são muito maiores que os sites nacionais, e recomendo 4 deles: o Devmaster, o Gamedev.net, o Develop e o Gamasutra. Este último eu acompanho metade dos feeds que eles disponibilizam, e eles criam muitos artigos relacionados, além desses sites terem seções só com oportunidades de emprego para quem quiser tentar algo lá fora.

É claro que estes sites são genéricos. Se fosse desmembrar as áreas de desenvolvimento de jogos, eu poderia citar a 3D4All e a CGSociety (o maior site de 3D do mundo!) só da parte de modelagem 3D. Ou mesmo o deviantART só para arte voltada para 2D tradicional e digital (e algumas vezes tem trabalhos 3D também) e o AIGamedev para inteligência artificial.

Por fim, gostaria de mais links que vocês conhecem. Sei que alguns aqui tem interesse na área ou já pesquisaram a respeito (o Romulo já trabalha na área e poderia passar mais informações nos comentários!), e gostaria que vocês postassem mais sites relacionados de criação de games.

relacionados


Comentários