Meio Bit » Arquivo » Indústria » iPhone está indo mal no Japão

iPhone está indo mal no Japão

15 anos e meio atrás

O Japão definitivamente é um país difícil de se levar em consideração quando falamos sobre os rumos da tecnologia. Não que o arquipélago seja irrelevante, pelo contrário, mas porque devido à cultura do povo daquelas bandas, é complicado imaginar quais características um produto ocidental deveria ter, para fazer sucesso na Terra do Sol Nascente.

Peguemos como exemplo os videogames da Microsoft: enquanto a empresa pavimentava a estrada para o lançamento do 360 com o primeiro Xbox no ocidente, vendendo bem ambas as versões, o Japão virou as costas para esses consoles e preferiu abraçar os aparelhos da Sony e Nintendo. Não quero entrar no mérito de um ser melhor que o outro, mas acho que os brinquedinhos da empresa americana mereciam melhor sorte lá no outro lado do planeta.

Agora vemos algo parecido acontecer com o tão cultuado iPhone. Apesar das boas vendas no lançamento, a nova versão do celular da Apple atualmente está vendendo um terço do que vendia antes e a expectativa é que os números caiam ainda mais. E ao contrário do que se possa imaginar, o problema não é falta de aparelhos, já que todas as revendas os possuem em estoque. Para se ter uma idéia, nos dois primeiros meses foram comercializadas 200 mil unidades do celular e especialistas acham que será difícil chegar aos 500 mil, metade do que a Apple esperava vender.

Os analistas acreditam que a maior dificuldade encontrada pelo iPhone é a enorme quantidade de aparelhos celulares de última geração presente no Japão, muitos deles com preços mais atraentes e recursos (muito) melhores que o iPhone. Mesmo assim, ainda acho que há um pouco de resistência dos japoneses por ser um produto estrangeiro, sem falar na dificuldade em usá-lo para tirar fotos escondidas 🙂

[via Silicon Alley Insider]

relacionados


Comentários