Meio Bit » Arquivo » Indústria » TechCrunch50 - Final: vencedores

TechCrunch50 - Final: vencedores

15 anos e meio atrás

 

Olá amigos do MeioBit, com esta matéria chegamos ao final da cobertura do TechCrunch50, onde 52 empresas mostraram os seus novos sites/produtos/serviços para um público de 1700 pessoas presentes e milhares pela divulgação no mundo inteiro.

Em paralelo às demonstrações, havia também um lugar onde outras empresas pudessem mostrar os seus serviços (chamado DemoPit). Ao se inscrever no primeiro dia da conferência, os participantes ganhavam “fichas de poker” e a empresa do DemoPit que no final do evento tivesse o maior número de fichas ganhava a oportunidade de se apresentar ao público.

 

Vencedor do DemoPit: IamNews

image

Iamnews conquistou o público por ser uma ponte, um ponto de colaboração entre repórteres e publicações. Criando uma solução alternativa às tradicionais agencias de noticias, IamNews espera criar newsrooms onde publicações poderia postar tarefas e distribuir para os seus repórteres ou outros colaboradores, que teriam reputações parecidas com a do eBay.

Tem como foco pequenos sites e blogs que não tem a mesma força financeira e grupos de repórteres como grande conglomerados de notícias.

 

image

Também no DemoPit, conheci os brasileiros da iCents, única empresa genuinamente nacional presente na conferência. Eles estão entrando com força total no mercado americano e desejo-lhe muita boa sorte! (Dica do Ariel e da Vanessa).

 

E o grande vencedor do TechCrunch 50, que levou os US$50,000 foi:

image

Yammer promete ser o Twitter para negócios, onde pessoas poderão escrever mensagens curtas como o projeto eles estão trabalhado no momento, compartilhar links, espalhar notícias dentre outras coisas. Yammer tem como fundador o ex-diretor de operações do PayPal.

Yammer desenvolveu clientes para Blackberry, iPhone e o seu modelo de negócios é bem interessante: é de graça para todos os usuários e quem pagaria para ter acesso e administrar a interface seriam as empresas.

image
Exemplo do Yammer em sua empresa

A escolha do vencedor foi através do voto dos jurados. Os comentários foram que Yammer promete ser um sucesso, geralmente o que já faz sucesso para o grande público (Twitter) tem grande chances de ser um sucesso dentro das empresas. Eles elogiaram como Yammer irá cobrar das empresas e não dos usuários. Marc Benioff, presidente da Salesforce.com comentou que o talvez o nome não estivesse adequado a empresas, mas que essa era uma startup que ele poderia investir.

GoodGuide ficou em segundo lugar e Swipe em terceiro.

Deve ter sido muito difícil escolher dentre as 50 empresas um ganhador, afinal elas estão competindo em campos e tendo objetivos totalmente diferentes. Mas a verdade é que todas as empresas são vencedoras, afinal conseguiram mostrar o seu site/produto/idéia para jurados que são os grandes investidores de tecnologia e estão sempre buscando novidades.

Ano passado a empresa Powerset apresentou-se no TechCrunch40 e em julho este ano a Microsoft pode ter pago milhões. Estas empresas conseguiram notoriedade através da mídia especializada e blogueiros do mundo inteiro, gerando um tráfego importante para os respectivos sites.

Eu acredito que infelizmente faltou uma empresa brasileira no palco apresentando-se para o público e jurados. Um evento desta magnitude pode ser a diferença para uma empresa, podendo mostrar rapidamente o caminho do sucesso. Os investidores estão todos os dias atrás de boas novas idéias e também de pessoas que consigam transformar essas idéias em realidade. Um dos investidores do Google disse: “Quando vi o Larry Page e Sergey Brin mostrando o Google, tinha certeza que estava olhando para o futuro da busca na Internet. E foi isto que vim buscar aqui.”.

Estou torcendo muito para ver uma empresa brasileira no ano que vem, temos um mercado muito grande e promissor de Internet e negócios, mas que ainda não tem muita exposição no exterior.

 

Fique de olho:

Depois de acompanhar o evento,apesar de ser difícil escolher as melhores empresas, eu recomendaria a ficar de olho nestas empresas que acredito ter sucesso em um futuro próximo:

 

image  Um verdadeiro Second-Life killer.

image  Filtros inteligentes para o seu email.

 

image  Sincronização fácil de arquivos entre plataformas.

 

image : Fazer compras online sem sair do site pode ser o futuro do shopping online.

 

image Gráficos com tags que possam ser procurados por sites de buscas.

 

image   Com a onda de webmails, PostBox mostra que existe espaço para programas de email.

 

image  Uma câmera que pode lhe dizer muito mais sobre qualquer objeto.

 

 

 

E quanto ao sobre o social, ficaria de olho nestas empresas:

 

image  Atrás do xampu existe um monte de letrinhas, este site lhe ajuda a decifrar o que E204 ou E144 realmente significa para a sua saúde.

 

image  Ter um lugar aonde famosos buscam ajudar as pessoas que precisam.

 

image  O produto que você comprou polui o meio ambiente?

 

 

 

Obrigado a todos pelos comentários, espero que tenham gostado!

relacionados


Comentários