Carlos Cardoso 15 anos atrás
Bruce Houghton é o blogueiro que escreve o Hypebot, um blog sobre música digital que costuma tratar de assuntos relacionado à indústria.
Ele resolveu tirar uma onda com a cara de ninguém menos que a Columbia Records, um dos principais selos da Sony Music. Como fazer isso? AdSense. Ou mais precisamente, AdWords.
Está certo que a indústria fonográfica está indo para o buraco, mas eu não acho que o site de uma gravadora precise realmente publicar anúncios do AdSense para fazer um trocado. Mas o pessoal da Columbia acha.
Bom para Bruce, que sabe que os anúncios do AdSense são publicados via leilão. Quem paga mais, leva o espaço. E ninguém quer anunciar na Columbia.
Assim ele fez uma boa sacanagem: Com sua conta no AdWords agendou uma campanha explicitamente no site da Columbia. Com o texto:
Major Labels Are Obsolete
R.I.P. or learn and thrive.
Music. Tech. The New Music Business
Hypebot.com
Ele conseguiu um CTR baixíssimo, 0,06%, mas essa era a idéia. Não queria que ninguém clicasse, queria apenas passar a mensagem. E conseguiu. O anúncio até ontem havia sido exibido 6417 vezes, e clicado 4. ele gastou US$3,37 por essas 6417 impressões direto no site do inimigo.
Isso durou uns três dias, mas agora a Columbia percebeu a sacanagem.
Não, não usaram os filtros do AdSense para bloquear o anúncio do Bruce. Esse tipo de sutileza é demais para uma corporação jurássica. Simplesmente tiraram todos os anúncios. Neste momento o site deles exibe vários espaços em branco.
Como dizia John "Hannibal" Smith, "Eu adoro quando um plano dá certo.
Fonte: Alley Insider