Patricia Muller 15 anos atrás
O Flickr, com sua natureza comunitária, interface intuitiva e rápida, seu conjunto de funcionalidades e sua API que possibilitou a criação de aplicativos dos mais diversos, domina hoje o mercado de sites de armazenamento e compartilhamento de fotos. Tem sido o meu preferido há anos. Há quem prefira usar o Picasa do Google e outros serviços similares, mas o Flickr construiu uma comunidade forte de usuários, que o colocou e o mantém no topo até hoje.
Apesar disso, tenho notado ultimamente um aumento na quantidade de pessoas insatisfeitas com o Flickr. Problemas diversos com a ferramenta oficial de upload (Uploadr) e lentidão nos uploads pelo site têm deixado muitos usuários irritados - especialmente aqueles que pagam por uma conta Pro e se vêem, com razão, no direito de exigir qualidade do serviço.
Não vou defender nem criticar o Flickr neste momento, pois embora tenha experimentado alguns dos mesmos problemas relatados por muitas pessoas, ainda não deixei de usar o serviço.
No entanto, queria passar a dica de uma alternativa ao Flickr àqueles que estão buscando uma:
O nome do site é Ipernity - e, por incrível que pareça, foi criado em 2004! Usuários do Flickr irão sentir-se em casa: a interface funcional toda do Ipernity é praticamente uma cópia do Flickr e todas as principais funcionalidades do Flickr estão presentes nele (alguém arrisca uma teoria da conspiração?). No entanto, enquanto mantém o mesmo caráter social presente no Flickr, o Ipernity oferece uma série de funcionalidades adicionais interessantes.
Além de fotos e vídeos, os usuários podem também fazer uploads de áudio e outros tipos de arquivo - o que faz com que ele seja um site de compartilhamento de conteúdo e não somente de fotos. Cada perfil vem com um blog, um livro de visitas e opções de customização - e o site expande a habilidade de comunicação entre usuários através de um chat nativo e de uma página que mostra quem, entre seus contatos, está online.
O Ipernity oferece várias opções para upload dos arquivos (incluindo uma ferramenta própria e envios por email e pelo celular), mostra os últimos visitantes do perfil, permite adição de música de fundo a slideshows, tem opção de interface em português, diversas opções de feeds e níveis diferentes de privacidade para o conteúdo do usuário.
Não há cota de armazenamento, mesmo na conta gratuita, mas há uma limitação de envio mensal de até 200Mb, a não ser que você compre uma conta pro.
Aos interessados em testar o serviço, vale ainda mencionar que há como importar todas as suas fotos do Flickr para o Ipernity. Quem quiser saber mais, dê uma olhada neste post com informações mais detalhadas.
(Dica do Daniel Santos)