Carlos Cardoso 15 anos atrás
Seth McFarlane é um sujeito feliz. Ele fala mal da Fox o tempo todo e a emissora acabou de assinar um contrato onde ele receberá US$100 milhões para continuar falando mal da Fox em desenhos como Family Guy, American Dad e Cleveland.
Agora seu pote de trocados acaba de ficar mais cheio. Um acordo multimilionário com o Google garantiu mais uns caraminguás. Ele produzirá o “Seth MacFarlane’s Cavalcade of Cartoon Comedy.”, 50 episódios originais de 2 minutos, para exibição online.
A diferença é que não ficarão em mais uma página perdida, esperando ter audiência e alguém com um modelo de monetização.
O Google irá distribuir os desenhos através do... AdSense!
Isso mesmo. Já vinham testando anúncios em vídeo faz algum tempo, mas achar que o consumidor vai voluntariamente clicar em um anúncio de vídeo, esperar download e então assistir seu comercial é querer demais.
Então, ao invés de publicidade, vamos dar... conteúdo!
Os desenhos serão posicionados em páginas voltadas para o público médio dos desenhos de McFarlane, homens jovens de classe média. Testarão modelos como um mini-comercial antes do conteúdo, bem como banners no rodapé ou apenas um "patrocinado por" no começo do filmete.
A idéia é diabolicamente genial, o AdSense tem uma capilaridade imensa, está em zilhões de páginas e está associado a um preciso banco de informações demográficas, o grande diferencial do Google. Com isso o conteúdo será enviado através da rede de publicidade, para o público mais adequado. Naturalmente surgirão os imitadores, mais gente criando conteúdo e distribuindo via AdSense. Quem ganha? Bem, como todo bom negócio basicamente todos os envolvidos.
Fonte: New York Times